Gentileza, com intenção e sentimento, é disso que precisamos!
[...] Os pequenos cuidados no falar e agir são exequíveis1 a qualquer um que queira fazer ou ser a diferença positiva na vida dos que cruzam o seu caminho. Tanto conhecidos como desconhecidos.
Cumprimentar aquele que encontrar com um olá! Tudo bem? Ou desejar um bom dia, boa tarde, boa noite, de verdade, com intenção e sentimento, não como formalidade ou educação. Por sinal, a gentileza vai além do fazer por “educação”.
É fazer por cordialidade, de cordial, que se refere ao coração, ao afeto. O exercício da gentileza nos aproxima uns dos outros. Com gestos simples, sem esperar receber, apenas dar e seguir em frente.
Tal qual quando emprestamos o fogo da chama de uma vela para acender outra, a primeira não se apaga. Acender a chama alheia que estava apagada pode ser um simples sorriso, uma fala mais afetiva, uma ajuda a um colega de trabalho, ceder a vez na entrada de um elevador, ou o assento em um ônibus lotado.
[...] E eu digo que se nos comprometermos a exercitar com frequência a gentileza a ponto de se tornar um hábito, os benefícios advindos dessa prática gerarão tantos benefícios em nós e em nossas vidas que nos tornaremos pessoas melhores. E, sendo melhores do que éramos, contribuiremos para um mundo melhor
1) A tese desse texto está no trecho:
a)“Os pequenos cuidados no falar e agir são exequíveis a qualquer um que queira fazer ou ser a diferença positiva...”. (1º parágrafo)
b)“Cumprimentar aquele que encontrar com um olá! Tudo bem?”. (2º parágrafo)
c)"É fazer por cordialidade, de cordial, que se refere ao coração, ao afeto.”. (2º parágrafo)
d)Acender a chama alheia que estava apagada pode ser um simples sorriso, uma fala mais afetiva...”. (4º parágrafo
2) Nesse texto, no trecho “... ser a diferença positiva na vida dos que cruzam o seu caminho.” (1º parágrafo), a palavra destacada significa
a)misturar.
b)passar.
c)romper.
d)viajar
3)Nesse texto, no trecho “... quando emprestamos o fogo da chama...” (4º parágrafo), a palavra em destaque foi utilizada para
a)apontar lugar.
b)expressar adição.
c)indicar tempo.
d)marcar oposição
Respostas
1- A alternativa que apresenta a tese do texto é a letra A.
Ao ler o texto vemos que o mesmo fala sobre praticar a gentileza, para que possamos ver a diferença no mundo. Sendo assim, a alternativa A é a que melhor demonstra essa ideia.
2- A palavra em destaque tem como significado o verbo "passar" apresentado na alternativa B.
Em destaque encontra-se a palavra "cruzam" que traz ao texto o sentido de que deve-se fazer a diferença na vida das pessoas que passam por nós.
3- A expressão quando, está indicando tempo (alternativa C).
A palavra quando é um advérbio de tempo, logo, podemos entender sua função temporal na frase.
O que são advérbios de tempo?
Chamamos de advérbios palavras que detém a função de serem modificadores de verbos. O advérbio de tempo, modifica o verbo da frase inserindo a circunstância do tempo ao período.
Veja mais questões sobre interpretação de textos, como essa em:
https://brainly.com.br/tarefa/29039940
https://brainly.com.br/tarefa/21629692
Bons estudos!