Estudamos sobre o uso da vírgula e crase.
Sobre esses conteúdos, o desafio que lanço é o seguinte: no texto abaixo, há um trecho (que está sublinhado) com dois problemas.
1) um quanto ao uso da vírgula ;
2) outro com relação à crase.
Corrija-os e explique o porquê dos erros.
O noticiário dessa semana destaca o grave acidente ocorrido na avenida mais movimentada da cidade. Pai e filha atravessavam a avenida cuidadosamente quando veio um carro em alta velocidade e os atropelou. O pai teve ferimentos muito graves e faleceu no local. O que se sabe até agora é que a menina cujo pai faleceu naquele dia fatídico, foi submetida à cirurgias e passa bem. Há uma corrente de orações para que ela saia logo do hospital.
Respostas
Resposta:
RESOLUÇÃO LOGO ABAIXO.
Explicação:
O TEXTO CORRIGIDO FICA DESSE JEITO:
- ANTES: O que se sabe até agora é que a menina cujo pai faleceu naquele dia fatídico, foi submetida à cirurgias e passa bem.
- DEPOIS: O que se sabe até agora é que a menina cujo pai faleceu naquele dia fatídico foi submetida a cirurgias e passa bem.
MOTIVO DOS ERROS: Não se separa sujeito do predicado e a acentuação de crase estava equivocada por ela está no singular e a palavra "cirurgia" no plural.
1) Nessa tarefa, nota-se que a vírgula foi posicionada de modo inadequado, por estar separando o sujeito e o predicado da oração. 2) Sobre a crase, o seu uso está equivocado, pois cirurgias trata-se de um plural e o seu artigo definido anterior está no singular.
A crase e a vírgula
A crase é uma contração da preposição, a, mais o artigo definido, a ou as. Nesse sentido, ela pode ser compreendida como uma junção de "a" mais "a" ou "as". Para isso, ela não é empregada antes de palavras masculinas, verbos ou números. Assim sendo, tal qual o uso da vírgula, verifica-se que a crase possui regras importantes e específicas.
Entenda mais sobre crase aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1325213
#SPJ2