O movimento sociológico conhecido como “Escola de Chicago” (EC), surgido nos anos 1920, na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, foi muito importante para o estudo da sociologia. Com ênfase na pesquisa de campo, baseia-se em três ideias principais: (i) o caráter indissociável entre indivíduo e sociedade; (ii) a sociedade como sistema complexo em que os sistemas culturais predominam, mas que envolve também os sistemas naturais; e (iii) a ocupação do espaço geográfico pelos seres humanos reproduz as relações sociais. Com base nisso, analise as alternativas a seguir:
A) A EC criou o conceito revolucionário de Interacionismo Simbólico, que entende a sociedade como realidade intermental ou intersubjetiva, e não meramente física.
B) A EC entende que a apreensão dos fenômenos sociais é independente de quem os expressa (sociólogo) e não tem ligação com sua participação social.
C) Não é possível identificar fronteiras claras entre indivíduo e sociedade, como defende a teoria positivista, já que a vida em sociedade não pode ser compreendida sem que ideias e sentimentos sejam compartilhados, de forma intersubjetiva.
D) Isso afirma que a dimensão histórica é relevante na formação de algumas sociedades, mas não de outras.
E) O conceito de “processo social” é uma ideia central nas teorias defendidas pela EC. Propõe os seguintes processos sociais: interação; contato; cooperação; acomodação; assimilação; competição; e conflito.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A, C e E estão CORRETAS
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás