CONTEXTUALIZAÇÃO
Atualmente todos os reinos de seres vivos, com exceção do reino monera que agrega as bactérias atuais, são constituídos por células eucariontes, que são células complexas que desenvolveram, no processo evolutivo, organelas membranosas, incluindo o sistema de endomembranas. Essas células eucariontes derivaram de células procariontes primitivas que foram, de acordo com teorias evolucionistas, os primeiros seres vivos que colonizaram o planeta. Apesar do processo evolutivo ter ocorrido, ainda hoje as células eucariontes continuam apresentando um conjunto de características morfológicas semelhantes aos primeiros seres vivos e que diferem das células eucariontes, principalmente no que diz respeito ao armazenamento do material genético e o processamento de proteínas, que envolve o sistema de endomembranas.
As células procariontes mais conhecidas são as bactérias, indivíduos causadores de inúmeras doenças que acometem praticamente todos os tipos de seres vivos, entretanto as bactérias, são importantes nas áreas de biotecnologia, como por exemplo, para a produção de medicamentos usando a técnica do DNA recombinante.
Considerando a contextualização acima, desenvolva as seguintes questões:
a) Diferencie morfologicamente as células eucariontes e procariontes.
b) Enumere as organelas presentes nas células eucariontes, com as respectivas funções.
c) Descreva a organela responsável pelo armazenamento do material genético nas células eucariontes.
d) Elenque as organelas que formam o sistema de endomembranas.
e) Descreva o processamento de proteínas nas células eucariontes que envolvem as organelas do sistema de endomembranas e determine os destinos possíveis para essas proteínas.
f) Faça um resumo da técnica do DNA recombinante.
Respostas
Resposta:
A) Diferencie morfologicamente as células eucariontes e procariontes.
Os seres vivos possuem células que podem ser classificadas em eucariontes e procariontes. O que as diferencia é a estrutura celular. As células procariontes têm suas características mais simples em sua estrutura, tendo a ausência de núcleo. Por outro lado, os eucariontes apresentam o núcleo de maneira bem definido, tendo uma estrutura bastante complexa.
B) Enumere as organelas presentes nas células eucariontes, com as respectivas funções.
• Mitocôndria: sua função é produzir adenosina trifosfato (ATP), que é uma espécie de molécula de energia que a célula faz uso;
• Complexo golgiense: sua função é modificar, armazenar e fazer a exportação das proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso;
• Retículo endoplasmático: sua função é atuar como uma rede onde é distribuída algumas substâncias no interior da célula;
• Lisossomo: sua função é justamente digerir substâncias para a célula, onde sempre ocorrer um processo, que depende das enzimas em miríade, que sempre se encontram em estado digestivo;
• Peroxissomo: sua função é digerir alguns tipos de substâncias, pelo fato de no seu interior estarem armazenadas algumas enzimas oxidases;
• Vacúolo central (célula vegetal): sua função é regular a troca de água que ocorre na osmose;
• Cloroplasto (célula vegetal): sua função é processar a fotossíntese, de modo que essa organela é o local onde esse processo acontece.
C) Descreva a organela responsável pelo armazenamento do material genético nas células eucariontes.
O núcleo é responsável pelo armazenamento do material genético. É uma organela que se pode encontrar nas células eucarióticas.
D) Elenque as organelas que formam o sistema de endomembranas.
O sistema de endomembranas é formado pelas organelas, que segue: Retículo Endoplasmático, que pode compreender dois setores, cuja denominação é o liso e o rugoso (é possível ainda considerar o envoltório nuclear); Complexo de Golgi e os Lisossomos.
E) Descreva o processamento de proteínas nas células eucariontes que envolvem as organelas do sistema de endomembranas e determine os destinos possíveis para essas proteínas.
Esse processo ocorre nos ribossomos, que podem pegar tanto as células procarióticas quanto as eucarióticas. Isso é essencial porque ocorre a manutenção e o crescimento celular, podendo ocorrer em três etapas, tais como: iniciação da tradução, alongamento da cadeia polipeptídica e término da tradução.
F) Faça um resumo da técnica do DNA recombinante.
Essa técnica consiste em cada fragmento de DNA, onde foi devidamente clivado e separado do restante do material genético, contendo um ou mais genes. É bom sempre lembrar que cada gene sempre se origina uma proteína. Portanto, quando se estuda os genes, logo deve vim à mente a proteína que ele codifica.
Explicação: