Respostas
Resposta:
Resumo
Explicação:
O rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, fez uma reforma religiosa na Inglaterra, retirando poderes e posses da Igreja Católica e repassando-as para a burguesia. Com a chegada de Jaime I ao poder, este se tornou uma ameaça aos burgueses e ao Parlamento.
Oliver Cromwell formou um exército burguês para apoiar o Parlamento e derrotar as tropas fiéis ao rei Carlos I, filho de Jaime I. Essa guerra civil foi o estopim para a Revolução Puritana.
As tropas de Cromwell derrotaram o rei Carlos I. Os radicais burgueses pediram a decapitação do rei, que aconteceu em 1649. Formou-se a república liderada por Cromwell, que fez o Ato de Navegação, investindo em navios ingleses no comércio.
Com a morte de Cromwell e a incapacidade do seu filho de governar, ocorreu a restauração dos Stuart, com a coroação de Jaime II. O novo rei também foi absolutista e entrou em atrito com o Parlamento.
Guilherme de Orange depôs Jaime II e se tornou rei da Inglaterra, sendo chamado de Guilherme III. Antes da coroação, a pedido do Parlamento, ele assinou a Declaração dos Direitos, que restringiu a ação do rei, deu ao Parlamento a decisão política e garantiu a liberdade religiosa.