“Sabemos que a extinção de espaços de confinamento, tais como os hospitais psiquiátricos, não garante por si só nem a inclusão social dos excluídos, nem a sua emancipação da tutela. Contrariando as intenções e a intuição de todos aqueles que se engajaram na reforma psiquiátrica brasileira, o estabelecimento de uma rede de serviços de saúde “no território” carrega até mesmo o risco de um processo no sentido oposto, pois ele fornece ao Estado uma legitimação adicional para exercer vigilância sobre toda a população de determinada área, isto é, determinado ‘território’. Como alertam Lima e Yasui (2014, p. 599), remetendo a Deleuze (1992), ‘do asilo aos novos serviços substitutivos (...) poderíamos apenas passar de uma prática disciplinar para uma prática de controle’.” (FURTADO, J. P. et al. Concepção de território na saúde mental. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 9:e00059116, set, 2016)
Tendo em vista esse cenário, analise as afirmativas a seguir:
Recomenda-se uma prática clínica delicada e atenta, capaz de acolher a multiplicidade de formas de existência e redes de sentido que criem novos territórios.
A intenção de acolhimento pluralista frequentemente consegue destruir aa lógica de imposição de ordem social e uniformização embutida no próprio funcionamento da máquina estatal, por meio da integração moral e da produção de identidades sociais pelos atos dos agentes do Estado.
Independentemente do posicionamento ético e político ou da prática clínica dos trabalhadores da rede de saúde mental, eles estão sujeitos à função de controle da instituição que os emprega e cujas determinações sentem na pele sempre que se defrontam com a sua imensa burocracia.
É correto o que se afirma somente em:
Assinale uma das alternativas abaixo:
a.
II e III.
b.
II.
c.
I e III.
d.
III.
e.
I.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
resposta certa alternativa C 1 e 3
Explicação:
acabei de fazer a prova e acertei
kmachador:
está certa
respondido por:
11
A psiquiatria e a saúde mental passou por diversos movimentos de mudança, tendo períodos de produção de espaços de confinamentos e tratamentos cruéis e ineficazes e agora se voltando para a clínica delicada e atenta, acolhedora (alternativa C).
Saúde mental, controle disciplinar e Estado
Houve um momento de forte controle estatal através de institutos de saúde mental, havia uma espécie de lógica de comportamento imposto para criar a ordem social e a uniformização das pessoas.
Porém, as instituições passaram a fazer isso de maneira menos violenta, através das instituições sociais, como falava Foucault em "Vigiar e Punir".
Venha estudar mais sobre saúde mental em:
https://brainly.com.br/tarefa/36986609
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás