O superego e a instância da lei no inconsciente as normas da civilização contidas:
A. Na legislação
B. Na moral
C. Nos costumes
D. Na lei, na moral e nos costumes
E. Nos hábitos legais
Respostas
Resposta:
D. Na lei, na moral e nos costumes.
Explicação:
O que mantém as pulsões sob controle é para Freud o que chama de superego que se “localiza” entre o ego e o Id. Para quem estuda a lei, o superego é especialmente interessante, porque representa a lei no inconsciente. Como, para Freud, a lei é instaurada pelo pai, o superego é a instância paterna no inconsciente. Não se trata do pai, no sentido natural, mas no sentido cultural, simbólico. Pai, padre, juiz, patrão e outras figuras paternas são representantes de uma cultura orientada na figura do pai. Obedecer ao superego evita a frustração de ser chamado à ordem o tempo todo. Cabe dizer que “a lei” no sentido freudiano não é a lei no sentido técnico jurídico. O que chama de lei são as normas da civilização que podem ser encontradas também na moral.
A lei que existe no inconsciente da civilização é chamada de lei moral e dos costumes, por isso a opção correta é a letra D.
Lei moral
Cada sociedade é guiada por leis e princípios externos a si, esses princípios determinam o que é bom ou mau, justo ou injusto dentro de uma sociedade. Chamamos estas leis de princípios morais.
No entanto,o homem possui em si algo que chamamos de lei moral. A lei moral nada mais é do que um princípio interno que serve como bússola moral, essa bússola aponta para o que é correto ou não.
Enquanto que a lei externa pode ser relativa e variar de sociedade para sociedade, a lei moral que existe dentro do homem não varia e por isso está enraizada em nosso inconsciente.
Para saber mais sobre lei moral, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/29253383
#SPJ2