Governo-Geral
O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. João III em 1548. No ano seguinte, nomeou-se na América Portuguesa o primeiro governador-geral: Tomé de Sousa. [...]
Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572. Com Tomé de Sousa, vieram os primeiros jesuítas para o Brasil, responsáveis pela catequização e pacificação dos indígenas. Um dos grandes feitos desse período foi a construção de Salvador, e um dos desafios foi a expulsão dos franceses que estavam estabelecidos na região da Baía da Guanabara, atual estado do Rio de Janeiro. [...]
Com base nesse texto, a implantação do Governo-Geral no território colonial do Brasil significou uma
ampliação da autonomia administrativa que a Coroa portuguesa concedeu ao Brasil.
centralização do poder político para efetivar o controle da Coroa portuguesa no Brasil.
expansão da colaboração internacional para a colonização do Brasil.
negociação de terras com os principais povos indígenas que habitavam o Brasil.
Respostas
A implantação do Governo-Geral no território colonial do Brasil significou o que está colocado na letra B) centralização do poder político para efetivar o controle da Coroa portuguesa no Brasil.
O Governo-Geral foi criado após o sistema de Capitanias Hereditárias, e o objetivo principal era realizar a centralização da administração da Colônia.
Quais foram os governos do período?
Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá foram os três responsáveis por governar a colônia brasileira a favor da Coroa portuguesa.
No primeiro governo, tivemos a fundação de Salvador, que viria a ser a primeira capital do Brasil. Além disso, os jesuítas começaram as evangelizações.
No segundo governo, tivemos as expedições para exploração de metais e recursos minerais.
Já no terceiro governo, houve a expulsão dos franceses do país brasileiro, bem como os conflitos entre colonos e indígenas.
Veja mais sobre o Governo-Geral em:
https://brainly.com.br/tarefa/6252626