O social commerce, ou comércio social (tradução) é um formato de vendas que se utiliza das redes sociais para se aproximar do consumidor e realizar suas vendas. Existem diversas estratégias que o marketing utiliza e podem ser consideradas parte do social commerce. Porém, o que une as ações é o fato de serem executadas através de redes sociais, que apesar de serem espaços de entretenimento, já encontraram o consumidor ativo e bastante disposto a consumir por meio destas plataformas. O social sommerce é uma das vertentes dos canais eletrônicos de distribuição e sobre este segmento, analise as afirmativas a seguir. I. O acesso global pode ser considerado uma das vantagens do canal. Ii. A condição de segurança não internet não pode ser considerada uma fragilidade do comércio eletrônico. Iii. A baixa capacitação em logística trouxe uma má impressão às compras pela internet e essa impressão não foi totalmente superada. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: Apenas em I e III.
Explicação:
Acesso global: o acesso dos vendedores e dos compradores ao mercado global é um dos maiores atrativos do comércio eletrônico. Não há barreiras. Você pode comprar um relógio ou smartphone da China e ver esses produtos serem entregues na porta de sua casa em algumas semanas. Você, como empresário(a), pode vender para qualquer consumidor em qualquer parte do mundo.
Condições de segurança: este é um ponto sensível na internet, conforme apontado na Tabela 12. Não há laços de confiança estabelecidos entre cliente e vendedor. A confiança é frágil e baseada apenas na marca ou tradição do portal de vendas. Existe um descompasso entre o pagamento – sempre mais ágil – e a efetiva entrega dos produtos. Dados sigilosos circulam na rede e precisam ser protegidos contra acessos não autorizados. Experiências negativas ocorridas ou relatadas em seu grupo de referência tendem a afastar os clientes das compras virtuais.
Capacitação em logística: esse limitador trouxe uma imagem negativa às compras pela internet e essa má impressão ainda não foi inteiramente superada. As empresas que vendem pela internet utilizam-se de Prestadores de Serviço Logísticos (PSL) nem sempre capacitados para a tarefa, pela tendência de buscar menores custos de frete. No Brasil, houve casos recentes que compradores tiveram suas compras para o Natal entregues aos presenteados no mês de março do ano seguinte
Leia mais no Livro Unicesumar - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO. - Páginas 99 a 101