• Matéria: Português
  • Autor: ziaaaon
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho do texto “Pausa”, de Mário Quintana:

E paira no ar o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida.

QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 147.

No trecho em destaque, o núcleo do sujeito e o verbo acompanhados de seus modificadores estão identificados corretamente na alternativa:

A
Sujeito com seus modificadores: “o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas em imagens”; núcleo do sujeito: “mistério”, / verbo e seu modificador: “paira no ar”.

Sujeito com seus modificadores: “o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas”; núcleo do sujeito “mistério” / verbo sem modificador: “paira”.

C
Sujeito com seus modificadores: “necessidade da recriação das coisas em imagens”; núcleo do sujeito “necessidade” / verbo sem modificador: “paira”.

D
Sujeito com seus modificadores: “o mistério”; núcleo do sujeito ”mistério” / verbo e seu modificador: “e paira no ar”.

Respostas

respondido por: isahguelfi
4
Resposta: letra A


Explicação: gabarito

respondido por: crizainefemi
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

O núcleo do sujeito, que vem depois do verbo,  é “mistério”, e seus modificadores são: o artigo “o”, o adjetivo “eterno” e o adjunto adnominal “dessa necessidade da recriação das coisas em imagens”. O verbo é “paira”, modificado pelo adjunto adverbial de lugar “no ar”.

Perguntas similares