• Matéria: Saúde
  • Autor: bassomaite12348
  • Perguntado 3 anos atrás

Existem vários perigos biológicos capazes de contaminarem alimentos e causarem DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos). Nesse contexto, imagine, por exemplo, a seguinte situação: Frederico e seu irmão têm um restaurante de comida japonesa. Os dois compram salmão do único fornecedor das redondezas que apresenta CNPJ para comercialização e alvará de funcionamento da Secretaria de Saúde. Por serem clientes do estabelecimento há dois anos, eles recebem descontos a cada compra. No entanto, no momento da entrega do salmão, Frederico percebeu que a qualidade do produto não era mais a mesma: o peixe não estava refrigerado e a durabilidade havia reduzido significativamente.

Mariana, de 26 anos, gestante de dois meses, cliente antiga de Frederico e do irmão, foi ao restaurante e pediu um temaki Filadélfia. No mesmo dia, Mariana passou mal e foi hospitalizada, apresentando sintomas de febre superior a 38ºC, diarreia, náuseas, vômito intenso, febre, dor no corpo, calafrios, confusão mental e cansaço. Dois dias depois, ainda no hospital, ela recebe a notícia de que perdeu o bebê em decorrência da infecção alimentar. O médico do hospital, então, notificou à Vigilância Sanitária, que foi até o local, coletou amostras do produto e levou ao laboratório para solicitar análise microbiológica.

Sendo assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise a situação narrada e identifique qual foi a doença, os sintomas associados, o agente causador do surto e as medidas de controle.

Respostas

respondido por: pallomalansana
3

Resposta:

Mariana contraiu listeriose, os sintomas variam de, febre alta, superior a 38º, vômitos, calafrios, dores musculares, dor de cabeça, diarreia, confusão mental e cansaço. Listeriose é uma infecção alimentar, causada pela bactéria Listeria Monocytogenes, afeta mais comumente grávidas e imunossuprimidos, por esses estarem com a imunidade mais baixa. Assim que comprovada a listeriose, deve-se avisar imediatamente a vigilância sanitária, para que a mesma possa tomar as providências necessárias e fazer a contenção do surto, identificando de onde partiu a bactéria, e eliminando possíveis causadores. Para evitar esse tipo de contaminação existem algumas medidas de prevenção, tais como lavar muito bem as mãos antes de ingerir alimentos, lavar bem os alimentos que serão consumidos e nos casos de pessoas com imunidade baixa, preferir a ingestão de alimentos cozidos e, ​ou pasteurizados.

Perguntas similares