Questão 1:
A partir dos princípios doutrinários do SUS estudados na Disciplina de Saúde Coletiva e das sentenças abaixo, extraídas do caso clínico, relacione e descreva qual princípio pode ser identificado em cada uma das sentenças e explique sua finalidade:
a) "Criança é admitida na Unidade Básica de Saúde para atendimento na pediatria”.
b) "Após a identificação da causa da doença, o médico prescreveu os medicamentos necessários que foram fornecidos pela farmácia da unidade; a enfermeira fez orientações sobre os cuidados de higiene com o bebe, e a nutricionista que atende na Atenção Básica (Unidade Básica de Saúde) orientou sobre a necessidade do não uso de leite de vaca, indicando uma fórmula que possui todos os nutrientes que um bebê necessita em seus primeiros meses de vida, além disso, abordou sobre a importância da Higienização das mãos e materiais usados no preparo da mamadeira. Após, a mãe foi encaminhada para a Assistente social, para fazer um processo junto ao SUS, para a obtenção da formulação indicada pela nutricionista."
c) “No município onde residem, existe um plano de extensão para permitir acesso a todas as famílias para a rede de água tratada e de esgoto".
Questão 2.
Imagine que você é o nutricionista que atende na UBS da cidade onde reside, e está participando de um grupo de discussão multiprofissional na Unidade. Ao longo da discussão surgiram alguns questionamentos direcionados para você, dentre eles, foi solicitado para você apresentar a finalidade do princípio organizacional de resolubilidade do SUS e indicar se este foi aplicado no caso clínico descrito acima, explicando o motivo.
Questão 3.
O bebê apresentado no caso clínico possui 6 meses, idade em que, comumente, é introduzida a alimentação complementar. Considerando que a criança apresenta uma diarreia infecciosa, indique 3 frutas que devem ser evitadas nesse período e 3 frutas que podem ser consumidas.
Dica: Acessem esse link para realizar a leitura do Guia de Orientações Nutricionais na Diarreia elaborado por Nutricionistas do SUS, ele poderá te auxiliar na formulação da resposta.
Questão 4:
As políticas públicas de saúde da criança estão em constante construção buscando uma assistência integral que inclua a família, migrando do modelo centrado na doença para o modelo de construção de redes. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do SUS, apresenta sete eixos estratégicos. A partir disso, considere as questões a seguir:
A) Visando apresentar para a comunidade os sete eixos estratégicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), você, Nutricionista que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde, deverá elaborar um Banner Digital informativo que irá contemplar os sete eixos - (Você pode confeccionar o Banner de forma manual, em Power Point, Canva, ou outra ferramenta que achar conveniente). Imagine que, após a aprovação pelo seu Gestor, o Banner será impresso e exposto na entrada da UBS.
B) Cite três, dos sete eixos estratégicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança que envolve diretamente a atuação do profissional Nutricionista.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
Resposta B
respondido por:
1
Resposta:obrigado
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
➦ Exclusivo;
➦ Sem plágio;
➦ Garantia de nota;
➦ Serviço de qualidade;
➦ Trabalho com excelência.
Entre em contato: (31) 9 9921 5528
Entre em contato: (31) 9 9921 5528