• Matéria: Sociologia
  • Autor: carolnarniana
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre o livro "O cortiço" de Aluísio Azevedo:
Identifique e analise se os personagens João Romão, Miranda e Jerônimo agiram conforme a ação racional com relação a fins, segundo Max Weber ou, então, são produtos de um fato social que, a partir do poder de coerção, são capazes de “obrigar” que o modo de vida seja alterado a partir do meio em que vivem.


mayaradebrasilia: tenho esse mapa, wtsp 61.9.9958*5792
enomausspartacus: tenho esse mapa, wtsp 83.9.9982*7739

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

O cortiço mostra a história de moradores que sobrevivem em condição de desigualdade, e, apresenta a saga de João Romão, ele é um comerciante que deseja ficar rico, representando o capitalismo que explora.

A partir da ótica de Max Weber vemos os tipos de dominação sendo aplicados ao longo da trama, o que afirma um senso de coercitividade por parte da sociedade frente a disparidade entre as classes.


Como identificamos a dominação e a desigualdade na obra?

Ao longo da trama, "O cortiço" coloca em cheque diferentes questões sobre desigualdades sociais, econômicas e políticas, sendo uma forte influência mesmo atualmente para os estudos literários e para entendermos melhor sobre como as desigualdades surgem em nossa sociedade.

Sobre a segregação social:

https://brainly.com.br/tarefa/14352692

Anexos:

natalhabeatriz: Eu acredito que essa seja analise da obra toda, visto que a pergunta pede a análise de cada personagem segundo Marx Weber, mas o resumo da obra está correto
Perguntas similares