• Matéria: Ed. Física
  • Autor: camilapinheiro989
  • Perguntado 3 anos atrás

Produza um texto de no mínimo dois parágrafos que fale sobre a importância do exercício físico.

boa noite ​


pallomalansana: olá, qual gênero textual?
camilapinheiro989: é para explicar a importância do exército físico

Respostas

respondido por: pallomalansana
0

TEXTO revela que apesar de importante , o esporte- pratica de exercício encontra barreiras para se tornar banal na sociedade.

Resposta:

Rayssa Leal, ao ser a mais nova medalhista olímpica do Brasil, representa claramente como o esporte, se incentivado desde a formação de base do sujeito, tem o potencial de manter uma função social ativa no país. No entanto, a história da maranhense não simboliza o contato da maior parcela da sociedade brasileira com o desporto, já que não há incentivo para que este instrumento socializador seja democratizado. Nesse sentido, observa-se que a origem deste quadro se encontra, inquestionavelmente , na negligencia do Estado diante dessa situação. Assim, esse panorama social problemático encontra forças na omissão legislativa e a falta de infraestrutura.

Nesse sentido, a omissão legislativa acarreta preconizando a pratica de exercícios físicos no Brasil. Em partes isso se  deve pela limitação na prática do texto legal teoricamente estabelecido que idealiza o acesso ao esporte como direito básico á toda população, em contrapartida, na pratica o Estado não fornece infraestrutura nem profissionais capacitados para uma efetiva instrução social da pratica esportiva, consequentemente tornando esse setor um problema. Isso porque, muitas vezes o esporte é negligenciado e deixado de lado por parte da população. Tal panorama é representado numericamente por dados emitidos pelo Ministério da saúde que revelam aproximadamente 30% da população brasileira é sedentária.

Além disso, falta de infraestrutura acarreta dificultando o acesso ao esporte. Isso porque as instituições que prestam esse tipo de serviços são sucateadas e esquecidas. Nesse viés, cabe o conceito "a banalidade do mal" da filósofa Hannah Arendt, para quem o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro. Haja vista que a escassez de estrutura para auxílio dos civis é visto como algo comum, porém representa um grande mal para a manutenção dessa classes que apresenta elevados índices de sedentarismo no qual surge doenças como, por exemplo, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Em virtude dos aspectos supracitados, os impasses para a implantação da prática esportiva de forma nacional no cotidiano dos brasileiros, tem origem no Estado, que não exerce sua função com mestria. Á vista disso, para solucionar essa vicissitude é necessário que o Ministerio público junto ao corpo social, pressione os orgaõs responsáveis pelo Esporte - Ministério da Cultura, Ministério da Cidadania em conjunto com o MEC. Para que esses promovam construções de áreas de lazer, e promoção de alunas gratuitas por todo o país. E, enfim o Brasil será reconhecido por inúmeros atletas como a Rayssa Leal.

Outra opção

Na era moderna, têm-se o estilo de vida sendentário, o qual está associado, principalmente, ao advento do computador e da internet e consequentemente de empregos que exigem menor movimentação. Dessa forma, o sedentarismo na sociedade contemporânea têm sido um problema nacional, já que grande parte da massa social não reconhece a importância e os benefícios do exercício físico nessa faixa etária.                                                                                          Desse modo, observa-se a prática de exercícios físicos como o agente principal na prevenção e diminuição de doenças como hipertenção ,AVC, câncer e infarto. Sob essa óptica, o médico brasileiro Dráuzio Varella que destaca no seu livro "Correr" que "o corpo humano é uma máquina construída para o movimento", evidenciando a importância da pratica esportiva.

Em virtude dos aspectos supracitados os empasses para a pratica esportiva tem como origem a mentalidade da social. Á vista disso, urge a necessidade de , amparo à população no quesito prática de exercício físico. Em vista disso, a OMS em conjunto com o Ministério da Saúde devem promover e incentivar a prática de atividade física, disponibilizando duas vezes por semana profissionais da educação física que realizem aulas comunitárias nos principais parques de cada cidade, juntamente com  acompanhamento de profissionais da saúde que auxiliem na melhora da qualidade de vida dos brasileiros.

Perguntas similares