• Matéria: Lógica
  • Autor: adsonmatheus77
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 29.01.2019, o Jornal O Globo publicou matéria sobre os poemas de Carlos Drummond de Andrade, hoje, considerados proféticos, frente às tragédias resultantes do rompimento das barragens de rejeitos de mineração em Mariana e em Brumadinho, ambas cidades mineiras. Conforme a matéria, Lira itabirana (transcrito a seguir), o poema de Drummond que mais tem circulado nas redes sociais depois da tragédia de Brumadinho, foi divulgado, inicialmente, em um pequeno jornal mineiro, em 1984, em Itabira, cidade natal do poeta:

Respostas

respondido por: RAQUELLIMAJULIO
11

Resposta:

a. Apenas a afirmativa III é correta

Explicação:

respondido por: angelpercam2000
1

Sobre o poema "Lira Itabirana", somente a III é correta, isso porque:

  • III. Correta. O poema “Lira Itabirana” traz a visão do eu lírico a respeito da exploração de minério na região mineira, que provoca impactos negativos na natureza, gerando tristeza em meio à população local.

  • I. Incorreta. O uso do vocábulo “amarga” em “Lira Itabirana” se refere à atuação da Companhia Vale do Rio Doce na exploração mineral.

  • II. Incorreta. Segundo o poeta, a dívida é eterna, visto que a exportação de minério é uma atividade que não se interrompe.

Alternativa correta: Letra A.

Carlos Drummond de Andrade

Poeta mineiro, nascido em Itabira, é um dos grandes nomes da Literatura Brasileira. Seu poema mais famoso é “No meio do caminho”, expoente do Modernismo no Brasil, que rompeu com as influências artísticas e literárias oriundas da Europa na construção de uma arte e literatura genuinamente nacional.

Saiba mais sobre “Lira Itabirana” em:

https://brainly.com.br/tarefa/50708733

Anexos:
Perguntas similares