Conforme Kohlberg (1981, 1984), apud Ghillyer (2015), no esforço para a resolução de dilemas éticos, seguimos um Processo de Raciocínio Ético, baseado em três níveis e seis etapas.
Identifique a sequência correta das ETAPAS do Processo de Raciocínio Ético – do mais baixo desenvolvimento moral para o mais desenvolvido.
A.
Obediência e punição – Bom menino/boa menina – Lei e ordem – Individualismo, instrumentalismo e troca – Consciência baseada em princípios – Contrato social.
B.
Obediência e punição – Individualismo, instrumentalismo e troca – Bom menino/boa menina – Lei e ordem – Contrato social – Consciência baseada em princípios.
C.
Consciência baseada em princípios – Obediência e punição – Individualismo, instrumentalismo e troca – Bom menino/boa menina – Lei e ordem – Contrato social.
D.
Individualismo, instrumentalismo e troca – Consciência baseada em princípios – Obediência e punição – Bom menino/boa menina – Lei e ordem – Contrato social.
E.
Bom menino/boa menina – Consciência baseada em princípios – Obediência e punição – Individualismo, instrumentalismo e troca – Lei e ordem – Contrato social.
Respostas
Resposta:
B. Obediência e punição – Individualismo, instrumentalismo e troca – Bom menino/boa menina – Lei e ordem – Contrato social – Consciência baseada em princípios.
Explicação:
No esforço para a resolução de dilemas éticos, seguimos um Processo de Raciocínio Ético, baseado em três níveis e seis etapas, esquema esboçado por Kohlberg (1981, 1984), apud Ghillyer (2015, p. 10):
PRÉ-CONVENCIONAL – Nível mais baixo de desenvolvimento moral, baseado em punição ou recompensa.
1) Obediência e punição – o indivíduo atua porque a autoridade tem poder sobre ele, evitando a punição.
2) Individualismo, instrumentalismo e troca – atuação regrada para atingir os próprios objetivos, de acordo com a conveniência pessoal: “é bom para mim”.
CONVENCIONAL – Nível intermediário de desenvolvimento moral, quando se tem contato com influências mais amplas e externas à família. Reflete a posição no grupo.
3) “Bom menino/boa menina” – decisões focadas em agradar ao grupo. Desenvolve-se adesão a modelos estereotipados e se vive para sustentá-los.
4) Lei e ordem – o indivíduo tem consciência de sua ação em sociedade, principalmente quanto ao que os regulamentos e códigos jurídicos, religiosos e sociais determinam.
PÓS-CONVENCIONAL – Nível mais avançado de consciência. A pessoa NÃO se regra mais pela expectativa do grupo e por estereótipos, mas busca o discernimento por meio da reflexão dos princípios e de valores individuais.
5) Contrato social – ações conforme a crítica, o debate e a evolução dos padrões sociais aceitos como corretos em uma determinada sociedade.
6) Consciência baseada em princípios – a pessoa forja suas decisões conforme os princípios e valores adquiridos durante a vida.