A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma das representantes da tendência pedagógica progressista. Ela ficou bastante conhecida nos anos iniciais da década de 1960, sobretudo pela divulgação das ideias de Paulo Freire. Imagine que você acabou de ser contratado para atuar com uma turma de 4º ano do ensino fundamental. Em seu primeiro dia na escola, a coordenadora lhe diz que é fundamental que você não se esqueça da pedagogia adotada pela escola na condução de suas práticas educativas. Segundo ela, a escola adota a pedagogia crítico-social dos conteúdos. Sabendo disso, como deverá ser sua prática, tendo em vista os conteúdos a serem ensinados, as metodologias utilizadas, o seu relacionamento com os alunos e os pressupostos da aprendizagem?
Respostas
O texto ressalta a importância da pedagogia progressista para o ensino contemporâneo, de forma que as metodologias utilizadas mais eficientes mostram-se as metodologias ativas, assim como os pressupostos de aprendizagem exigem um conhecimento prévio por parte dos educadores.
Aprendizagem na Atualidade
Para que a aprendizagem se mantenha eficiente na atualidade, é preciso que os educadores observem mais seus alunos. Reconhecer suas limitações, necessidades e ambições propõe uma melhor relação de confiança, o que se traduz em melhores ambientes de aprendizagem, tendendo à uma maior qualificação.
Mais sobre aprendizagem e atualidade: brainly.com.br/tarefa/50151169
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Em uma escola que adota a pedagogia crítico-social dos conteúdos,
o professor deverá sempre abordar os conteúdos constantes nos documentos norteadores das práticas pedagógicas, buscando as possíveis articulações entre eles e a realidade na qual os alunos
estão inseridos. Além disso, deverá levar em consideração os saberes
já construídos pelos alunos e seus interesses, para que seja possível adequar seu planejamento às demandas do grupo.
O professor deverá assumir o papel de mediador entre o conhecimento
e os alunos, criando um ambiente propício para as trocas entre os alunos e entre eles e o professor. Para que a aprendizagem ocorra e para que os novos conhecimentos encontrem apoio em uma estrutura cognitiva já construída, o professor deve ter certeza de que essa estrutura já existe ou então deve criar condições para que ela seja construída. Em todos
os momentos, os alunos devem participar ativamente do processo de construção de novos conhecimentos.
Explicação: