Respostas
A Roma antiga dividiu-se em três etapas: Monarquia (entre os anos de 753 a 509 a.C.), República (de 509 a 27 a.C.) e Império (de 27 até 476 d.C.).
Em 753 a.C., com a união de diversos povos que habitavam região, Roma foi fundada.
No início, o rei acumulava poderes executivos, judiciários e religiosos, caracterizando o governo como uma monarquia, embora também houvesse no alto governo a figura do Senado e da Cúria que auxiliavam o rei em suas decisões.
Por conflitos internos, o Senado de Roma depôs o último rei em 509 a.C. e assumiu suas funções, trazendo a monarquia ao seu fim e dando início ao período da República. No período da República três poderes foram instaurados para governar Roma:
- Senado: Cuja função era desenvolver e apresentar as legislações.
- Assembleias: Responsaveis pela discussão e voto.
- Magistratura: Pessoas eleitas pela Cúria para fazer com que as legislações fossem postas em prática e atuar na administração geral do governo.
Quando Otávio Augusto rebelou-se, assumindo o trono e declarando-se imperador de Roma em 27 a.C., deu-se início a fase do Império.
Em 330 d.C. transferiu-se a capital do império para Constantinopla, de modo a distanciar o império da dependência escrava e reduzir a vulnerabilidade por invasões barbaras.
Com as diversas crises que Roma vinha enfrentando, no ano de 391, o império foi dividido em dois: Ocidente (comandado por Roma) e Oriente (Constantinopla). Em 476, o império ocidental caiu perante a diversas crises e invasões, pondo um fim ao período imperial Romano.
Porém o império oriental sobreviveu, dando início ao Império Bizantino.
Você pode saber mais sobre esse assunto em https://brainly.com.br/tarefa/7561526