POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE O ELEMENTO CÉTICO É O QUE CARACTERIZA A IDENTIDADE DO PENSAMENTO SOFISTA?
Respostas
Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses opunham-se à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objecto de reflexão pela arte da persuasão. Eles também cobravam para ensinar seus conhecimentos, algo considerado deplorável por muitos. São de natureza cética pois para os sofistas não há entidade no mundo que estabeleça o que é certo ou errado, ou seja, eles duvidam e eles questionam a verdade absoluta e a forma como abordamos a nossa realidade. O que se deve ao fato de que não há relação direta entre nossa mente e o mundo real. Os filósofos possuíam grandes desavenças com os sofistas, Sócrates dizia que:
Os sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como consegui-lo; Sócrates busca a verdade e incita seus discípulos a descobri-la.
Para os sofistas é necessário fazer carreiras, Sócrates quer chegar à verdade, desapegando dos prazeres e dos bens materiais.
E que os sofistas gabam-se de saberem tudo e fazer tudo; Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre dos outros.
Exemplos de sofistas são: Protágoras, Górgias e Hipías.