Respostas
Resposta:
A história e a cultura de um povo são muito importantes para a construção de sua identidade. Como afirmou Miguel de Cervantes, autor da obra prima Dom Quixote, “A história é émula do tempo, repositório de fatos, testemunha do passado, exemplo do presente e advertência do futuro”. Porém, a preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro tem sido tratada com descaso pelos governantes, visto que, muitos deles permanecem abandonados e sem verba para se manter em funcionamento.
O caso do incêndio no Museu Nacional ilustra esta situação, pois um dos mais influentes centros de ciência do Brasil possuía uma estrutura antiguíssima e se fossem aplicadas reformas, este incidente não danificaria grande parte do acervo. Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse. O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação devem elaborar leis e projetos afim de preservar e conscientizar a população e os governantes a respeito da importância histórica e cultural do Brasil. O Ministério da Cultura deverá criar um projeto que destina parte dos fundos arrecadados para a lei Roanet à manutenção desses centros históricos e tecnológicos integrando universitários e estudantes do ensino fundamental ao médio com o propósito de produzir pesquisas e estudos sobre o local e suas obras.
Conclui-se que através do contato dos estudantes e universitários com o ambiente de museus e centros científicos busca-se conscientizar a população e as próximas gerações sobre a importância da cultura brasileira. As leis e projetos focados na manutenção desses locais modernizariam suas estruturas e preveniriam novos acontecimentos como o incêndio do Museu Nacional.