A interpretação de espectros de infravermelho IV de substâncias orgânicas é uma tarefa que, devido ao grande número de informações que devem ou precisam ser manipuladas, geralmente apresenta dificuldades para os alunos dos cursos básicos de graduação. Assim, o estudante iniciante necessita de um meio para, de modo sistemático, interpretar um espectro na região do IV e propor uma possível estrutura molecular. Os livros textos geralmente apresentam tabelas de correlação entre as absorções de estiramento e deformação, em número de onda 4000 – 400 cm-1 e/ou comprimento de onda 2,5 a 25 μm, e os respectivos grupos funcionais ou ligações químicas correspondentes.
A figura que segue refere-se ao espectro de IV de uma substância orgânica purificada por destilação, sendo seu espectro obtido em um Espectrofotômetro de Infravermelho com Transformada de Fourier IV-TF da marca Bomem, modelo ABB.
a substância em questão é:
a.
Ácido acético
b.
Propanona
c.
Formaldeído
d.
Benzaldeído
e.
Benzeno
Respostas
Resposta:
Benzaldeído
Explicação:
Alternativa D. A figura anexada representa a molécula de Benzaldeído no espectro infravermelho.
Interpretação de bandas no Infravermelho
As frequências vibracionais da molécula no espectro do infra vermelho (IV), emitem radiação e a energia absorvida serve para aumentar a amplitude dos movimentos vibracionais das ligações na molécula.
A imagem anexada, representa o espectro do composto benzaldeido, a identificação pode ser feita a partir da ausência e presença de bandas.
Ao realizar a análise funcional observe que na banda tem ausência de C=O em 1820 a 1630 cm-1. Observa - se também que não há outras funções orgânicas, presentes na banda 1068cm-1 significa que existe uma ligação CO na molécula e a presença de uma ligação OH comprovado na banda 3334cm-1.
Estude mais sobre o espectro infravermelho em:
https://brainly.com.br/tarefa/21085252