"Decifra-me ou devoro-te"! (Esfinge, no Mito de Édipo). Uma das formas de compreender a relação entre alunos e professores em sala de aula e, portanto, no contexto da Ação pedagógica, é percebê-la como relação de poder. A imagem da Esfinge suicidando-se quando tem seu enigma decifrado por Édipo, permite-nos uma boa analogia para esta percepção. Sobre esta concepção de Ação Pedagógica, analise as afirmativas abaixo: I - As nossas relações sociais são marcadas por disputas, e essa teia de relações de poder toca e modifica constantemente o cotidiano, também no ambiente escolar. II - Ação Didática no ato educacional nos remete à intencionalidade; essa relação é afetada pela teia de poderes, mas também se integra em um conjunto de regras sociais que o professor se vale para manter do seu lado elementos do poder. III - Esta relação de poder ocorre pela falta de enfrentamento por parte dos alunos, não questionando a autoridade dos professores ou a importância dos saberes presentes no currículo formal escolar. Das afirmativas acima: (Ref.: 202116339515) Somente I é verdadeira. II e III são verdadeiras. Somente II é falsa. Somente III é falsa. I e II são falsas.
Respostas
respondido por:
17
Acerca do ensino e da ação pedagógica, podemos afirmar que a alternativa IV) Somente III é falsa, está correta.
Ação pedagógica
A ação pedagógica faz menção ao caráter instrumental, contudo ela apresenta problemas, como a caixa preta da escola que apresenta grandes fatores a respeito do interesse prático e a prioridade social que os assuntos lecionados em sala possuem.
Comentário sobre a afirmativa falsa:
III) A todo momento ocorre o enfrentamento dos alunos sobre o professor, eles questionam a autoridade do professor e a importância de entender sobre os assuntos presentes no currículo escolar.
Saiba mais sobre a ação pedagógica em: https://brainly.com.br/tarefa/44311627
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás