• Matéria: Ed. Física
  • Autor: marisapeixxoto
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre os conceitos de prevenção de doenças, educação em saúde e promoção da saúde é CORRETO AFIRMAR que:

a.
O alvo das ações de prevenção de doenças, educação e promoção da saúde deve ser sempre o indivíduo, pois os comportamentos adotados por este, mais do que as características dos locais onde vive, trabalha e estuda, são determinantes no desenvolvimento de agravos crônicos ou não à saúde.

b.
Ao compreendermos que o indivíduo é o único responsável pela sua saúde, pois somente ele pode decidir sobre quais comportamentos adotar no seu cotidiano (por exemplo, hábitos alimentares e prática de atividades físicas, entre outros), as intervenções de promoção da saúde devem se restringir a ações educativas que o façam compreender que somente ele, independente de fatores ambientais e sociais, pode realizar mudanças no seu estilo de vida e adotar comportamentos que o levem a ter uma saúde positiva.

c.
As ações de prevenção de doenças, no Brasil, são desnecessárias, especialmente, se o foco for as doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial, pois inquéritos nacionais têm indicado a redução na prevalências desses problemas.

d.
Mesmo dentro do ambiente escolar, os profissionais da Unidade Básica de Saúde são os mais indicados para desenvolver intervenções de Educação em Saúde, com foco na atividade física, pois somente eles têm a formação e as informações necessárias para planejar e realizar ações sobre os fatores determinantes e condicionantes à saúde.

e.
As ações de prevenção têm como objetivo evitar o aparecimento de agravos à saúde e devem considerar, em seu planejamento, os fatores individuais, sociais e ambientais.

Respostas

respondido por: CristianeMar
2

Resposta:

e - As ações de prevenção têm como objetivo evitar o aparecimento de agravos à saúde e devem considerar, em seu planejamento, os fatores individuais, sociais e ambientais.

Explicação: fiz a prova

Perguntas similares