• Matéria: Português
  • Autor: carlosmourago
  • Perguntado 3 anos atrás

Cite 5 características do conto de ficção cientifica

Respostas

respondido por: elyconfia
1

Resposta:

Personagens alienígenas, mutantes, robóticos, holográficos, androides, bem como personagens que desafiem a evolução humana ou a própria definição do que significa ser humano.

Universos paralelos e outras dimensões e a viagem entre nossa realidade e estes outros lugares.

Tempo estabelecido no futuro, em linhas do tempo alternativas ou no passado histórico que contradizem os fatos históricos e arqueológicos conhecidos e estabelecidos.

Cenários baseados no espaço, em outros corpos celestes ou em viagens inter e extrassolares.

Cenários baseados no interior da crosta do planeta Terra ou em outros planetas.

Tecnologia plausível como armas de laser, teletransporte, computadores humanoides e/ou conscientes.

Diferentes ou novos sistemas políticos: utopias, distopias, pós-apocalipse.

Habilidades paranormais, como telepatia, telecinese e controle da mente, baseada em princípios científicos, ficcionais ou não.

respondido por: Simarrodrigues2
0

Resposta:

1. “RAZÃO” (1941), DE ISAAC ASIMOV

2. “VOCÊS, ZUMBIS…” (1959), DE ROBERT HEINLEIN

3. “A GAIOLA DE AREIA” (1962), DE J. G. BALLARD

4. “PODEMOS RECORDAR POR VOCÊ, POR UM PREÇO RAZOÁVEL” (1966), DE PHILIP K. DICK

5. “SUPERBRINQUEDOS DURAM O VERÃO TODO” (1969), DE BRIAN ALDISS

Explicação:

1. “RAZÃO” (1941), DE ISAAC ASIMOV

O conto é instigante por levantar reflexões sobre a relação entre criador e criatura, aí inserido o debate sobre o criacionismo e a fundação das religiões. Asimov também nos faz encarar, não sem dificuldades, a complexa situação dos postulados lógicos, que – no limite – se aproximariam muito das questões de fé. A pergunta final que o conto suscita é: como saber o que é real?

2. “VOCÊS, ZUMBIS…” (1959), DE ROBERT HEINLEIN

Ainda na maternidade, contudo, sua filha é sequestrada, e Jane, que nunca desistiu de encontrá-la, segue sua vida sem muito entusiasmo. Enquanto conta sua história para o barman com quem conversa, este revela, misteriosamente, já conhecer muitos detalhes da sua vida, e apresenta a solução para finalmente encontrar a filha, depois de muitos anos – a solução que, no fim das contas, está na origem do próprio problema, com direito a descobertas bombásticas.

3. “A GAIOLA DE AREIA” (1962), DE J. G. BALLARD

Acompanhamos de perto a vida de Bridgeman numa Cabo Canaveral aterrada de areia marciana, onde, além dele, vivem apenas dois outros personagens: Travis, um ex-astronauta com problemas de consciência, e Louise, uma viúva cujo marido morreu no espaço. Ao longo do conto, descobrimos que os três personagens têm relação próxima com a atividade espacial, e vivem como fugitivos numa terra desertificada e contaminada. À noite, eles assistem juntos à “conjunção”, isto é, o momento em que as cápsulas de astronautas que morreram em serviço atravessam o céu como estrelas cadentes – mas também como caixões em perpétuo movimento.

4. “PODEMOS RECORDAR POR VOCÊ, POR UM PREÇO RAZOÁVEL” (1966), DE PHILIP K. DICK

conta a história de Douglas Quail, um homem cujo sonho sempre foi conhecer Marte. Sendo um incompreendido e frustrado, ele recorre a uma empresa de implantação de falsas memórias para realizar esse desejo, porém, durante o procedimento, descobre-se que essa memória já estava em sua mente. A partir daí, a história se torna cada vez mais próxima de um suspense/thriller, em que seguimos junto a Quail na tentativa de saber o que de fato aconteceu e como ele está envolvido nessa história. Para quem curte narrativas com muita ação, surpresas e reviravoltas, a história de Dick é imperdível.

5. “SUPERBRINQUEDOS DURAM O VERÃO TODO” (1969), DE BRIAN ALDISS

O conto apresenta a perspectiva de David, um menino robô cujas capacidades para amar, interagir e compreender o mundo são como as de um menino humano. Contudo, David não é amado, e embora se esforce para expressar seu afeto à mãe, Monica Swinton, ela não retribui seus sentimentos e não consegue se conectar com ele, de modo que os dois sentem a presença pesada da solidão e da incompreensão, e o único que de fato se aproxima de David é Teddy, um robô ursinho que lhe faz companhia – e que também é rejeitado pela “mãe”. Ao final do conto, o senhor e a senhora Swinton celebram o fato de finalmente terem recebido a autorização do governo para ter um filho, e paira a dúvida sobre o que será feito de David e Teddy.

Perguntas similares