Imagine que você atua como professor de Educação Física em uma escola de ensino médio, sendo responsável por algumas turmas. Após algumas reuniões com o corpo docente do setor de Educação Física, ficou evidenciado que existem algumas dificuldades em comum entre os professores da área, sendo estas as principais: desigualdade de habilidade e gênero, brutalidade masculina, exclusão dos menos hábeis, falta de habilidades e desprazer com os esportes oferecidos, preferência da bola (futebol) sempre para os meninos.
Frente ao exposto, quais conhecimentos básicos devem ser trabalhados? Não esqueça de detalhar quais os aspectos precisam ser explorados nesses conhecimentos, levando em conta os desafios propostos na imagem.
Respostas
Diante dessa situação de exclusão social por parte de alguns alunos para com outros por diferentes motivos, desde sexismo até capacitismo, temos que trabalhar principalmente valores com os alunos, mostrando que o esporte deve ser inclusivo e não excludente.
Como trabalhar a inclusão social nas aulas de futebol?
A diversidade deve ser trabalhada e aceita, os alunos devem entender a natureza da tipologia esportiva que está praticando, no contexto escolar principalmente das aulas o esporte competitivo não é o foco.
O professor deve incluir times mistos e observar a interação entre os alunos, se preciso, intervir.
Saibas mais sobre inclusão social no esporte: https://brainly.com.br/tarefa/29781171
Padrão de resposta esperado;
Pensar em atividades para melhorar as aulas a partir dos conhecimentos básicos.
- Conhecimento dos alunos e suas características: deverá propor atividades que contemplem a diferença dos alunos, considerando a diferença de habilidade, força, sexo e interesse na atividade, buscando atender a todos os envolvidos.
- Conhecimento do conteúdo da matéria de ensino: deverá adaptar a matéria lecionada da melhor forma possível, a partir do espaço e do material disponível para o atendimento dos alunos.
- Conhecimento da pedagogia geral: buscar a melhor forma de ensinar o que está sendo proposto para seus alunos, buscando metodologias que sejam de fácil entendimento, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade e a vontade de participação de todos.
- Conhecimento do contexto educacional: desenvolver atividades que proporcionem ao aluno práticas individuais, em pequenos grupos e em grandes grupos, despertando assim habilidades individuais e coletivas.
- Conhecimento pedagógico do conteúdo: aplicar os conhecimentos da melhor forma possível, fazendo a fusão dos conhecimentos anteriores em um único conhecimento buscando a melhor forma de ensino, desenvolvendo técnicas e métodos que melhor se adaptem a realidade em que os alunos estão inseridos.