Respostas
Resposta:
Melhora a saúde do coração
Melhora a disposição
Fortalece o sistema imunitário
Melhora a memória
Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Explicação:
Relaxar…
1. Melhora a saúde do coração
Segundo a American Heart Association, vários estudos demonstram que o stress, à semelhança da má alimentação e do sedentarismo, é um fator de risco para a hipertensão e doenças cardiovasculares. Para prevenir e combater os efeitos do stress, é importante ter momentos de relaxamento, que ajudam a baixar os valores de tensão arterial e de colesterol e regularizam o ritmo dos batimentos cardíacos, preservando a saúde do coração.
2. Melhora a disposição
O relaxamento, tal como o exercício físico e outras atividades que proporcionem prazer, evitam e contrariam os efeitos do stress, pois promovem a libertação de endorfinas – neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar.
3. Fortalece o sistema imunitário
Quando o stress se instala a nível permanente, debilita o sistema imunitário, tornando-nos mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe a doenças cardíacas ou diabetes.
4. Melhora a memória
Um estudo realizado em ratos de laboratório e publicado no jornal científico Neuron demonstrou que o stress crónico danificava áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória. Em simultâneo, está já comprovado cientificamente que o stress aumenta a produção de proteínas do cérebro associadas à doença de Alzheimer, podendo acelerar o desenvolvimento desta.
5. Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Uma pesquisa da Cambridge University verificou que os participantes que conseguiram lidar melhor com eventos stressantes ao longo da vida tinham um risco 24% menor de AVC. Por sua vez, os investigadores conseguiram que esses mesmos participantes tivessem um estilo de vida que incluísse uma alimentação saudável , a prática de exercício físico, não fumassem e tivessem momentos frequentes de relaxamento.