• Matéria: Geografia
  • Autor: isabellesantosalves2
  • Perguntado 3 anos atrás

O que vem ser um governo capitalista?

Respostas

respondido por: isa986417
1

Resposta:

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Explicação:

n entendi mt bem a pergunta,mas ta ai,espero ter ajudado <3

respondido por: artecomdarlene6
2

Explicação:

Capitalista é o indivíduo que vive com base no rendimento do capital financeiro privado. Este termo também pode estar relacionado a tudo o que é relativo ao capitalismo, um sistema socioeconômico caracterizado pela produção e distribuição de bens e serviços por propriedades privadas que visam o lucro.

Você certamente sabe que vivemos em um mundo capitalista, mas afinal, o que isso significa? Quais são as características da nossa sociedade hoje que fazem com que nossas economias sejam consideradas capitalistas? Nós já te contamos como o sistema capitalista surgiu e por quais fases o capitalismo passou desde seu início, em meados do século XV – se ainda não viu, vai lá conferir!

Agora, o Politize! vai te explicar o que é o capitalismo, como ele funciona e quais são as principais vantagens e desvantagens desse modo de produção, adotado na maior parte dos países do mundo

Algumas vantagens do capitalismo

Competição reduz o valor dos bens de consumo: nos mercados onde há grande concorrência, as empresas competem entre si para vender mais seus produtos. Como o preço é um dos principais fatores de decisão de compra dos trabalhadores, as empresas adotam estratégias para diminuir o preço final.

Preços mais baixos podem aumentar o acesso – principalmente das camadas mais baixas da sociedade – a bens de consumo que seriam mais caros em um mercado não competitivo.

Empresas eficientes: a eficiência das empresas também está intimamente relacionada à competição. Como os consumidores têm a liberdade de escolher as empresas para comprar um bem ou contratar um serviço, é lógico que elas busquem aquelas que, além do menor preço, tenham um melhor atendimento, uma entrega mais rápida e por aí vai.

Inovação: o capitalismo gera uma dinâmica em que empreendedores buscam constantemente desenvolver novos produtos e serviços para satisfazer ou até criar as necessidades e, então, obter lucros a partir deles. Assim, o capitalismo cria um mercado com muitas opções de escolha para os consumidores e novidades surgindo constantemente.

Consumidores são livres para escolher: nesse mercado de alta concorrência entre as empresas e grande diversidade de produtos e serviços oferecidos, o consumidor irá analisar as ofertas e decidir o que deseja adquirir. É claro que sua liberdade está relacionada ao seu poder de compra, mas considerando essa limitação, ele têm a liberdade de escolha.

Algumas desvantagens do capitalismo

Desigualdade social: como o objetivo principal do capitalismo é a obtenção do lucro e da acumulação de riquezas, o que ocorre nesse sistema é o enriquecimento de uma pequena parcela da população – geralmente os proprietários dos meios de produção – e o empobrecimento das camadas mais baixas.

Como existe grande concorrência e os capitalistas desejam aumentar suas vendas, eles reduzem os seus custos de produção. Já que os salários são um dos custos de produção, é comum que eles sejam reduzidos. Assim, a desigualdade social entre as classes se intensifica.

Crises econômicas: a dinâmica do capitalismo leva a economia a momentos de crescimento e recessão de maneira cíclica, isto é, em alguns momentos se produz e se vende muito e há muita oferta de empregos, e em outros ocorrem as crises econômicas. As mais famosas crises do sistema capitalista foram: a depressão de 1929 e a crise de 2008.

Enquanto a primeira foi uma crise de superprodução – muitos produtos em estoque e poucos compradores -, a segunda foi uma crise financeira, resultado de um colapso no sistema de especulação nos Estados Unidos.

Você pode saber mais sobre o assunto no texto que o Politize! preparou sobre crises econômicas!

Concentração do poder econômico: na busca pelo lucro e pela acumulação de capital, algumas empresas podem se tornar tão poderosas economicamente que passam a controlar o mercado. No caso de um monopólio – quando uma empresa sozinha domina o mercado – o elemento concorrência desaparece.

Como vimos ali em cima, a concorrência é um fator positivo do capitalismo, pois além de oferecer diversas opções aos consumidores, também garante que os preços sejam menores. Em um mercado monopolizado, as empresas podem cobrar quanto desejam – e quem sai prejudicado nesse cenário é o consumidor.

Externalidades negativas: um conceito importante em economia são as externalidades. As externalidades são efeitos colaterais de uma decisão que recaem sobre aqueles que não estão envolvidos na ação. Uma das externalidades negativas mais comuns do sistema capitalista é a poluição. Muitas empresas, ao desenvolverem suas atividades, acabam por eliminar poluentes na natureza, contaminando o ar, a água e o solo, por exemplo, o que prejudica a população como um todo.

espero ter ajudado muito bons estudos para vc!!(。•̀ᴗ-)✧

Perguntas similares