Leia o texto. A democracia requer que as pessoas com diferentes crenças e visões políticas possam conviver e dialogar em outras esferas da vida, apesar das diferenças. Quanto mais polarizado um lado é, mais propensos estamos a tolerar ou aceitar abusos contra ele. Mais dispostos estamos a aceitar que o líder do outro partido seja preso, humilhado, exilado, exposto em redes sociais ou que um jornal de oposição seja fechado. Esse nível de polarização está muito evidente no Brasil e nos Estados Unidos, e é o prenúncio de uma crise democrática. Por que a democracia está em crise? Estado de Minas, 15 maio 2019. Disponível em:. Em. Com. Br/app/noticia/politica/2019/05/13/interna_politica,1053274/por-que-a-democracia-esta-em-crise. Shtml. Acesso em: 15 fev. 2022 (adaptado). A partir da leitura do texto na íntegra e dos conhecimentos apresentados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na política, a democracia é posta em perigo quando a sociedade passa a olhar para um político rival e não o enxerga como alguém para discordar, mas sim como um inimigo, permitindo ações inaceitáveis e normalizando abusos contra ele. PORQUE II. O que ocorre nessa situação são níveis de polarização altos, o que significa o compartilhamento ou união da opinião de uma sociedade, permitindo que pessoas com diferentes pensamentos políticos possam conviver e dialogar mesmo entre as diferenças. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
A asserção 1 está correta e a 2 é falsa pois ocorre uma contradição.
Resposta:
A resposta correta é a alternativa 3
Explicação:
O que vem a ser democracia?
Democracia vem de "demos" = povo e "cracia" = governo, ou seja, governo do povo.
A democracia pressupõe visibilidade, palavra, ação conjunta e meios para que todos, sem exceção, participem da realidade social política.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.