Cada país apresenta suas próprias oportunidades de investimento. Entretanto, antes de expandir para o exterior, é preciso que uma empresa esteja igualmente atenta aos riscos adicionais dos mercados internacionais. Quando uma organização decide se engajar em atividades de internacionalização, ela assume riscos adicionais junto com tais oportunidades. Os riscos associados aos negócios internacionais incluem, por exemplo, o risco cambial e o político. Essas ameaças podem, às vezes, dificultar a conquista de receitas constantes e sustentáveis no longo prazo.
Refletindo sobre esses aspectos, escolha a opção que corretamente evidencia as possíveis ameaças dos processos de internacionalização.
A.
A internacionalização apresenta ameaças às empresas, como a possibilidade de adquirir matérias-primas com preços reduzidos.
B.
Uma das ameaças mais patentes do processo de internacionalização está relacionada à redução de custos de mão de obra.
C.
A internacionalização apresenta ameaças como a possibilidade de aumento de receitas por meio da oferta de produtos e serviços.
D.
As ameaças da internacionalização estão restritas às dificuldades de lidar com a cultura trabalhista do novo país.
E.
Uma das principais ameaças do processo de internacionalização tem a ver com a incapacidade organizacional de se alinhar com normas e regulações dos locais.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
Os riscos associados ao processo de internacionalização estão relacionados com as necessidades de adaptação às diferentes especificidades dos mercados locais; logo, elas serão relativas à incapacidade organizacional de se alinhar com normas e regulações dos locais, por exemplo, assim como estarão relacionadas também com a incapacidade de lidar com outras demandas e exigências específicas dos países nos quais as empresas almejam entrar. Não é correto afirmar que a internacionalização ofereceria ameaças como a redução dos custos com a mão de obra ou a aquisição de matérias-primas a preços reduzidos. Inversamente, estas são vantagens e benefícios da internacionalização, e não ameaças a ela. Além disso, está incorreto afirmar que o aumento de receitas por meio da oferta de produtos e serviços seria uma ameaça, pois o acréscimo nos lucros é, na verdade, um outro possível benefício da internacionalização. Por fim, está errado afirmar que as ameaças seriam apenas aquelas ligadas à adaptação à cultura trabalhista do novo país; embora ela possa ser uma ameaça, não é a única.
Uma das principais ameaças do processo de internacionalização tem a ver com a incapacidade organizacional de se alinhar com normas e regulações dos locais.