Definir o preço de produtos e serviços pode apresentar desafios ao fazer negócios no exterior e deve ser considerado na estratégia de uma empresa. Para isso, ela deve considerar os custos para permanecer competitiva ao mesmo tempo que garante seus lucros. Nesse sentido, pesquisar os preços dos concorrentes diretos no mercado local pode servir como referência. Além disso, os custos de produção e envio, mão de obra, marketing e distribuição, bem como as margens de lucro, devem ser levados em conta para que o negócio possa ser considerado viável.
A partir desses fatores, marque a opção que apresenta de forma correta as oportunidades que emergem com a internacionalização.
A.
Uma oportunidade de internacionalização é benéfica quando exclui possíveis incrementos em receitas e dividendos.
B.
Considera-se que a internacionalização oferece uma oportunidade válida quando esta torna desnecessária a análise minuciosa do mercado local em questão.
C.
Uma oportunidade de internacionalização é vantajosa desde que possa estar sob total controle da empresa.
D.
No âmbito da internacionalização, uma oportunidade pode ser considerada viável se os possíveis lucros cobrem os custos de maneira vantajosa.
E.
Uma oportunidade de internacionalização é vantajosa se a empresa precisar elevar seus custos operacionais.
Respostas
Resposta:
Letra D - No âmbito da internacionalização, uma oportunidade pode ser considerada viável se os possíveis lucros cobrem os custos de maneira vantajosa.
Você acertou!
Comentários da resposta
Uma oportunidade emergente de um processo de internacionalização pode ser considerada viável e vantajosa se, em termos estratégicos e operacionais, os prováveis lucros que podem ser auferidos cobrirem os custos implicados de maneira efetivamente vantajosa. Está errado afirmar que esse processo seria vantajoso se apresentasse aumento necessário ou obrigatório em custos, sem um incremento nas receitas e nos dividendos, por exemplo. A não ser que haja retorno sobre esses custos e investimentos, uma oportunidade com custos elevados não pode ser considerada viável. Além disso, é comum que a internacionalização leve a empresa a trabalhar com parcerias e alianças; logo, ela precisará abdicar do controle total em alguma medida. Portanto, sugerir o contrário também está incorreto. Por fim, para ter sucesso em mercados internacionais, uma empresa precisa conduzir análises sérias e objetivas em momentos anteriores; portanto, propor a entrada sem uma devida análise como uma possibilidade vantajosa é errado.