Respostas
*Manutenção da cultura pela contação de histórias*
Contar histórias é uma arte que está presente na sociedade há muito tempo. A oralidade é um mecanismo antigo de propagação cultural. Por meio dela, expressamos sentimentos, conhecimentos e compartilhamos experiências.
Em seu sentido mais amplo, a contação de histórias é um mecanismo de grande importância para a manutenção de histórias, costumes e outras narrativas que compõe o folclore.
A maneira como as histórias são contadas também colabora para o impacto delas nas pessoas. A entonação da voz, por exemplo, pode definir a maneira como a informação será recebida e transmitida num momento futuro.
Na cultura africana podemos citar os Griôs: mestres que preservam e transmitem as histórias de seus povos e da formação de sociedades há séculos.
*Assimilação de linguagens*
A contação de histórias permite o contato com diversas linguagens e formas de narrar um acontecimento. Se as experiências pessoais das crianças colaboram para a forma como elas percebem e valorizam uma histórias, elas também colaboram para a construção do imaginário.
O mesmo já acontecia com as radionovelas, na forma como as pessoas projetavam os cenários e a aparência das personagens na mente.
Você pode fazer os alunos perceberem diversas formas de contar e compreender uma história, aguçando os sentidos e estimulando a participação ativa deles na contação fazendo perguntas, por exemplo. Esse processo é importante para a interpretação textual dos alunos.
espero que ajude:)