Entre 1808 e 1828, a Fisicatura-mor, órgão criado pelo governo central e sediado no Rio de Janeiro, naquela época a capital do Império, fiscalizava e regulamentava as "artes de cura", incluindo tanto as atividades praticadas por médicos como aquelas desenvolvidas por pessoas sem formação acadêmica. O órgão estabelecia que os médicos deveriam diagnosticar e tratar de doenças internas do corpo, enquanto cirurgiões se ocupavam de moléstias externas. Já os boticários manipulavam os medicamentos receitados por médicos e cirurgiões. "Oficialmente, sangradores e parteiras deveriam lidar com casos simples de doença e fazer apenas o que médicos ou cirurgiões mandassem. No entanto, a população recorria a eles porque partilhava de suas concepções de doença e saúde", observa a historiadora Tânia Salgado Pimenta, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.
"A partir das descobertas do francês Louis Pasteur em microbiologia e do desenvolvimento da medicina microbiana, a sangria deixou aos poucos de ser recomendada". Esse procedimento (a sangria) servia para tratar doenças como cólera, além de febres, tosses e constipações, também consideradas enfermidades desde a época de Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.).
No que se refere à importância das contribuições de Louis Pasteur para a microbiologia, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os experimentos dos frascos com pescoço de cisne foram fundamentais para explicar a origem da vida, e revelaram ao mundo que os microrganismos surgem de caldos nutritivos fechados.
B) Seus experimentos refutaram a teoria da biogênese, e comprovaram que os microrganismos surgem a partir de caldos nutritivos fervidos.
C) Procedimentos médicos e hospitalares foram melhor padronizados para se evitar a contaminação por microrganismos, pois foi evidenciado que estes seres são os principais causadores de doenças.
D) As substâncias que compõem o caldo nutritivo do experimento foram o diferencial deste cientista, pois dependendo da composição do caldo surgia ou não microrganismos.
RESPOSTA CORRETA É: a letra C) Procedimentos médicos e hospitalares foram melhor padronizados para se evitar a contaminação por microrganismos, pois foi evidenciado que estes seres são os principais causadores de doenças.
grazibrescovit81:
C) Procedimentos médicos e hospitalares foram melhor padronizados para se evitar a contaminação por microrganismos, pois foi evidenciado que estes seres são os principais causadores de doenças.
Respostas
respondido por:
0
Pasteur produziu diversos estudos falando sobre a importância da higiene, inclusive da lavagem das mãos, mas só a partir de 1840 que o médico Semmeelwise passou a exigir a lavagem das mãos e essa prática se tornou comum (alternativa C).
A importância da lavagem das mãos?
A higiene garante que patógenos não irão sair de um hospedeiro e ir para outro, isso por si só já aumenta bastante a sobrevida de qualquer paciente.
Tanto é que hoje em dia a lavagem das mãos, uso de álcool e de luvas é extremamente importante, e até uma cirurgia simples exige paramentação.
Venha estudar mais sobre a importância de lavar as mãos em:
https://brainly.com.br/tarefa/51493809
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás