1.0 heredograma abaixo refere-se a uma caracteristica controlada por um par de alelos (A in s).0 individuos underline 1 -1 e m - 1 são afetados por uma doença autossômica recessiva, eo individuo pi - 5t
homozigoto AA. Complete o heredograma. O casal II- 1-2 quer ter mais um menino e que não tenha essa doença recessiva. Calcule essa probabilidade.
Num cruzamento de plantas (ervilhas) foram colhidas 195 sementes verdes e 605 sementes amarelas. Demonstre qual foi o cruzamento que possibilitou este resultado. Calcule as probabilidades. Utilize as letras A.A
Respostas
1- No heredograma, os indivíduos marcados possuem uma anomalia genética autossômica e recessiva sendo o gene determinante simbolizado por a. Portanto, os indivíduos marcados possuem genótipo aa e os não marcados (= não afetados pela anomalia ou normais) possuem pelo menos um gene A em seus genótipos. É dado que a mulher II-5 é normal homozigota (AA). Como o casal (II) 1x2 é normal (A_ x A_) mas teve um filho afetado (aa), isso significa que ambos só podem ser heterozigotos (Aa x Aa). Lembre que de cada par de genes um é herdado do pai e, o outro, da mãe. Se o filho é aa, herdou um gene a de cada genitor. Pelo mesmo raciocínio, os indivíduos II-3 e II-4, filhos do casal (I) 1x2, são ambos heterozigotos (Aa) pois herdaram o gene A da mãe (normal) e o gene a do pai (afetado). Finalmente, a mulher III-2 que é filha do casal (II) 4 (Aa) x 5 (AA) e é normal, pode ser tanto AA quanto Aa.
O casal (II) 1x2 quer ter mais uma criança e saber a chance dele ser menino e normal: Aa x Aa
Gametas: A-a A-a
Filhos: AA - Aa - Aa - aa
Normais = ³/₄ afetados = ¹/₄
Chance de ser menino = ¹/₂
Chance de ser menino e normal * = ¹/₂ x ³/₄ = ³/₈
*(regra do "e" ou da multiplicação para acontecimentos simultâneos)
2- Em ervilhas, sabe-se que o gene para semente amarela (A) é dominante sobre o gene para semente verde (a). O total de sementes produzidas num cruzamento foi de 195 verdes + 605 amarelas = 800 sementes. Como 605 é aproximadamente ³/₄ de 800 (75%) e 195 é aproximadamente ¹/₄ (25%) de 800 e essa proporção ³/₄ dominante para ¹/₄ recessivo (ou 3 para 1) é característica da 1a. lei de Mendel nos cruzamentos entre heterozigotos, podemos concluir que as plantas parentais tinham sementes amarelas e eram, ambas, heterozigotas (Aa x Aa). Demonstrando:
Plantas parentais: Aa x Aa
Gametas: A-a A-a
Plantas-filhas: AA - Aa - Aa - aa
(sementes) amarelas = ³/₄ verdes = ¹/₄
Resultado teórico esperado:
800 sementes x ³/₄ = 600 amarelas
800 sementes x ¹/₄ = 200 verdes
Espero ter ajudado.