Os conselhos de políticas públicas são espaços institucionalizados criados em decorrência da Constituição Federal de 1988, fruto do processo de abertura democrática nacional e que contou com expressiva participação de grupos representantes de segmentos da sociedade civil, com destaque aos movimentos de trabalhadores e sindicais e aos profissionais do Serviço Social. Em se tratando especificamente dos conselhos, tais mecanismos estão inseridos no conjunto amplo de modalidades de participação institucional e caracterizam-se pela perspectiva de discussão ampliada sobre temas relacionados a políticas públicas nas três esferas de governo, com ênfase aos municípios e à sua capacidade de potencializar a captação de demandas sociais e sua vocalização no debate em torno de direitos sociais e conformação de políticas de natureza social. Sobre as referidas instituições participativas, Lavalle e Barone (2015) discorreram sobre seu desenvolvimento histórico no Brasil entre o fim da década de 1980 e 2009.
LAVALLE, Adrian Gurza; BARONE, Leonardo Sangali. Conselhos, associações e desigualdade. In: ARRETCHE, Marta (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP/CEM, 2015, p. 51-76.
De acordo com o excerto destacado, analise as afirmações a seguir:
I – A legislação nacional impõe um padrão único para a constituição de conselhos no Brasil, de modo que, independentemente da área de política pública, todos os conselhos seguem a mesma estrutura de organização e funcionamento.
II – A despeito do grande número de áreas de políticas públicas relacionadas aos direitos sociais previstos no texto constitucional, cabe ressaltar a organização dos conselhos nas áreas de saúde, educação e direitos da criança e do adolescente.
III – A criação e fortalecimento dos conselhos da política pública de saúde estão relacionados, em alguma medida, à institucionalização do Sistema Único de Saúde, que pactua a participação social como aspecto relevante à gestão da política.
IV – É expressivo o destaque ao maior crescimento dos conselhos na área de defesa de direitos da criança e do adolescente, em comparação com saúde e educação, por conta da indução federal à organização da política na década de 1990.
V – O desenvolvimento social dos municípios, identificado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está relacionado à expansão dos conselhos de diferentes áreas ao longo do tempo, impactados diretamente pela indução federal de cada política.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I, III e V.
Alternativa 3:
II, III e IV.
Alternativa 4:
II, IV e V.
Alternativa 5:
I, III, IV e V.
Respostas
Sobre os conselhos de políticas públicas, temos que a resposta certa é a:
Alternativa 3: II, III e IV.
Isso porque as políticas públicas consistem em espécies de ações do governo que são voltadas especialmente para o povo mais pobre.
Tal fato se dá pois os pobres tem menos apoio para conseguir se manter sozinho e precisa de uma intervenção estatal.
Outras políticas públicas estão voltadas para área de educação, saúde, combate as drogas, alimentação, dentre outros.
Importante notar o papel dos conselhos de políticas públicas que atuam como balizador das políticas a serem realizadas bem como no direcionamento do público.
Você pode ler mais sobre políticas públicas e serviço social em: https://brainly.com.br/tarefa/3139392
Espero ter ajudado!
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
II,III,IV
conforme aula