Dentre as alternativas a seguir, qual delas apresenta algo INCORRETO sobre conceitos da morfologia?
A.
“Maldade” é uma forma presa com uma desinência ("-dade").
B.
"Mal” é uma forma livre morficamente indivisível.
C.
Afixos e desinências são formas presas.
D.
Por funcionarem ligadas às formas livres, porém sem autonomia no discurso, as partículas proclíticas e enclíticas são consideradas formas dependentes.
E.
O vocábulo formal é a unidade a que se chega quando não é possível nova divisão em duas ou mais formas livres ou dependentes.
Respostas
Resposta:
a letra (b)e a correta
Explicação:
beijos
Resposta: A
Explicação:
A. “Maldade” é uma forma presa com uma desinência ("-dade").
“Maldade” é uma forma livre indivisível (“mal”) com uma desinência (“-dade”).
B. "Mal” é uma forma livre morficamente indivisível.
Considera-se tanto o vocábulo “mal” como sendo ele mesmo uma unidade quanto como a última formação a que se chega após divisões em partículas menores.
C. Afixos e desinências são formas presas.
Afixos e desinências são formas que só funcionam ligadas a outras. É o caso, por exemplo, da marca de plural em blusa-s, do prefixo des- em desdizer, da desinência número-pessoal -mos em andamos, etc.
D. Por funcionarem ligadas às formas livres, porém sem autonomia no discurso, as partículas proclíticas e enclíticas são consideradas formas dependentes.
Partículas proclíticas e enclíticas são artigos, preposições, pronomes átonos, a partícula “que”, etc., elementos que não possuem significado em si mesmos, embora tenham mobilidade sintática – por isso, são formas dependentes, e não presas.
E. O vocábulo formal é a unidade a que se chega quando não é possível nova divisão em duas ou mais formas livres ou dependentes.
O vocábulo formal é divisível em unidades significativas menores, ou então constitui ele mesmo essa unidade, aí morficamente indivisível.