Uma das mais antigas diversões conhecidas na história da humanidade, os dados aparecem retratados junto a uma espécie de jogo de tabuleiro em vasos pintados da Grécia antiga. Segundo a própria tradição grega, eles teriam sido inventados por Palamedes, companheiro do herói Agamenon, na mitológica guerra de Tróia. Tudo indica, porém, que o jogo era conhecido por todos os povos da antiguidade: egípcios, persas, assírios e babilônios. Mais tarde, por volta do ano 302 a.C., os legionários romanos que conquistaram a Grécia acabaram por difundir o jogo por todos os países sob seu domínio. A segunda frase mais famosa do imperador Júlio César (100-44 a.C.) – só perdendo para a última delas: “Até tu, Brutus!” -, desferida quando ele se lançou à tomada do poder em Roma, citava o jogo de dados: Alea jacta est, ou “A sorte está lançada”. Segundo o historiador romano Plutarco (46-119), César costumava jogar dados com os senadores, antes de derrubar o Senado e tornar-se imperador.
Disponível em: Acesso em: dezembro. 2021. (adaptado).
Ainda em relação ao uso de dados em jogos, observe a tabela a seguir.
Fonte. O autor.
Na tabela acima, constam os nomes dos jogadores e a pontuação que os mesmos obtiveram nas rodadas A, B e C em um jogo de lançamento de dados. Considerando a tabela, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A probabilidade de sortear aleatoriamente um jogador que tenha feito nas três rodas um total de pontos sendo um número ímpar, sabendo que tal jogador é do sexo feminino, é de 50%. Por que
II - Temos quatro jogadores na tabela, e dentre eles, apenas a Beatriz fez uma quantidade de pontos que é um número ímpar, no caso 9 pontos.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação passo a passo:
Consultando a tabela vemos que, ao que se refere a asserção I, temos apenas 2 pessoas do sexo feminino, ou seja 50% para cada uma delas. Ainda consultando a tabela, podemos ver que, conforme citado na asserção II, somente uma delas fez pontuação resultando em um número ímpar, o que torna ambas asserções verdadeiras e a segunda acaba de fato justificando a informação da primeira.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás