• Matéria: Psicologia
  • Autor: cricacortes
  • Perguntado 3 anos atrás

Desafio

Os conhecimentos sobre a clínica infantil têm avançado e possibilitado diferentes diálogos e descobertas na contemporaneidade. A psicopedagogia, por exemplo, tem sido grande parceira para o reconhecimento e para intervenções junto às dificuldades nos processos escolares. Nesse aspecto, a escola necessita acompanhar as transformações que acontecem no mundo. As informações são constantes na vida social e escolar. Novos conhecimentos, novas formas de pensar e ver o mundo estão sendo colocadas em prática e abandonadas diariamente e, assim, a psicopedagogia vai se aprofundando e ampliando seus conhecimentos.


Portanto, construa um texto que responda às seguintes questões:

1) O que é psicopedagogia?

2) Quais são as contribuições da psicopedagogia para a educação?

Respostas

respondido por: jhennrakelly18
4

Resposta:

1)essa área profissional é o resultado da junção entre Psicologia e Pedagogia. Em resumo, trata-se da profissão destinada à identificação de dificuldades de aprendizagem e à busca por melhorias nesse sentido, como intervenções psicoterápicas.

2) A contribuição da Psicopedagogia é de extrema importância para uma nova forma de pensar, sentir e agir frente aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino- aprendizagem dos alunos, de suas dificuldades e facilidades que, articulados no conjunto, configuram a identidade da comunidade escolar.

respondido por: karinacruz7708
6

Resposta:

Padrão de resposta esperado

De acordo com Luciane Pinto (2010), a psicopedagogia auxilia na identificação dos problemas no processo de aprender, lidando com as dificuldades de aprendizagem por meio de instrumentos e técnicas específicas, articulando-se nas várias áreas, buscando suporte para responder aos sintomas e às queixas dos alunos e professores. Para tanto, no trabalho do psicopedagogo, torna-se mais real a possibilidade do acolhimento, da descoberta, das práticas, dos métodos, do entender-se e compreender-se como sujeito que pode e que tem direito de aprender, de adequar-se e de ser inserido na escola de forma atuante, participativa, de modo que a sua cidadania seja respeitada.

A psicopedagogia pode ser dividida em psicopedagogia clínica (geralmente com intervenções individuais e curativas) e psicopedagogia institucional (geralmente com intervenções coletivas e preventivas). Em uma perspectiva abrangente,a psicopedagogia ultrapassa as paredes da clínica e chega até a instituição escolar para colaborar com a educação, atuando e intervindo nas possíveis dificuldades nos níveis de aprender, tanto do ensinante como do aprendente e atuando, ainda, nas condições de aprendizagem que ocorrem a nível externo e interno. A escola, tendo como suporte a intervenção psicopedagógica, pode oferecer novos ângulos e abordagens de trabalho, potencializando as capacidades dos alunos, elaborando estratégias de ensino em conjunto  com os professores, oferecendo, assim, uma proposta interdisciplinar.

Perguntas similares