Lakatos e Marconi (1992, p. 43) definem pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui como caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. A partir de seu conhecimento sobre a pesquisa científica e sobre as características e os fundamentos do conhecimento científico, avalie as afirmações a seguir: I. As autoras falam em “verdades parciais” porque o conhecimento científico tem caráter de provisoriedade, podendo ser questionado, corroborado e refutado a partir de novas teorias e novos métodos. II. Mesmo que as autoras falem em “verdades parciais”, as compreensões mais contemporâneas da ciência situam-na como conhecimento absoluto, inquestionável, pois é demonstrado e provado a partir do método. III. A concepção da ciência como “verdade parcial” aproxima-a do conhecimento religioso, que também é parcial, já que pretende apresentar uma leitura da realidade somente para seus fiéis. Qual(is) está(ão) correta(s)?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A.
Apenas I.
Quando as autoras falam em “verdades parciais” estão chamando a atenção para dois aspectos do conhecimento científico: primeiramente, sua provisoriedade, porque o saber da ciência não se pretende um dogma, e sim está sujeito à crítica científica, e, portanto, à sua corroboração ou refutação; depois, porque a ciência não produz verdades absolutas por meio do método, mas respostas para determinadas problemáticas, que são recortes (espaciais, temporais, amostrais) da realidade.
Por fim, as verdades alcançadas cientificamente diferem sobremaneira das verdades religiosas porque, enquanto as primeiras são construídas a partir do método, as segundas são reveladas pela transcendência.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás