• Matéria: Português
  • Autor: anammolinari02
  • Perguntado 3 anos atrás

COMANDO: A partir da leitura do texto "Tudo ao mesmo tempo", redija um texto Narrativo, com conflito, personagens e ações adequadas, de forma que você explicite uma situação embaraçosa, vivida por um profissional multitarefa. A personagem principal pode ser você ou outro de sua autoria. Mínimo de 20 linhas e máximo de 22 linhas.

TEXTO DE APOIO:
TUDO AO MESMO TEMPO
Você se considera uma pessoa multitarefa? Em casa, faz várias tarefas ao mesmo tempo: assiste a TV enquanto posta mensagens no facebook? No trabalho, atende o celular, enquanto faz anotações em uma planilha e responde a secretária que acaba de fazer uma pergunta para você? É comum enviar e receber mensagens enquanto acompanha a reunião e ainda dá pitaco nos resultados apresentados? A tecnologia da informação aumentou a percepção de que as pessoas conseguiriam e seriam mais aptas a cumprir multitarefas. Mas será que o cérebro acompanha e há atenção suficiente em todas as atividades realizadas ao mesmo tempo? Não. Estudos mostram que o cérebro prioriza a atenção. No mercado de trabalho, por
exemplo, a maioria das pessoas acredita que fazer várias tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de eficiência e produtividade. Entretanto, ser multitarefa não melhora o desempenho produtivo, é o que constatou um estudo da Universidade de Londres feito com 1.110 trabalhadores. O caminho é realizar, focadamente, uma
atividade por vez.

Respostas

respondido por: anamariamo02
1

Ah, dezembro... o mês que assombra qualquer pessoa que trabalha no departamento pessoal, inclusive eu.

Por conta do quadro reduzido de funcionários, meus colegas e eu tínhamos que nos virar nos 30 para realizarmos todas as tarefas diárias que pareciam se tornar inacabáveis, principalmente, no fim do mês. No auge de dezembro, com o pagamento do salário do mês pronto e programado – era o que todos pensavam - e do décimo terceiro a todo vapor, tivemos a notificação de que alguns pagamentos tinham sido efetuados incorretamente. Certa de que conseguiria finalizar as várias tarefas que estavam sob minha responsabilidade, me ofereci para realizar o retrabalho dos salários incorretos e foi a pior decisão que tomei naquele dia.

Algumas horas depois, não sabia por onde começar, estava totalmente perdida. Ficava alternando entre meus afazeres, não conseguia me concentrar para realiza-los e, para melhorar a situação meu chefe questionava a cada cinco minutos como estava o progresso das atividades e mesmo assim eu dizia que tudo estava sob controle, que iria conseguir finalizar. No outro dia, faltando poucas horas para o final do prazo, resolvi dar o braço a torcer e ir falar para o chefe que seria impossível finalizar sozinha os retrabalhos no prazo solicitado.

Após uma bronca gigantesca, meu chefe realizou a divisão de todos os afazeres para a equipe, o que resultou em todos trabalhando após o fim do expediente e um atraso de um dia na entrega dos nossos serviços. Aprendi da pior forma que, definitivamente, não me encaixo nos 2% da população mundial que tem a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo!

Espero ter ajudado :3

Perguntas similares