Respostas
Resposta:
Foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso.
Revolta da vacina-
foi uma revolta de caráter popular
aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904.
Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz.
Houve grande destruição material na cidade
Revolta da Chibata-
foi um motim naval
no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910.
Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos. Insatisfação dos negros diante das péssimas condições de trabalho.
Revolta dos 18 fortes-
a primeira ação do movimento tenentista contra a República Velha.
no Rio de Janeiro em 1922
tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente.
Greves operárias-
em 1917
movimento provocado pelos operários e comerciantes de São Paulo nos meses de junho e julho. Os trabalhadores pediam melhores condições.
Revolta de Canudos-
Na Bahia
Líder- Antonio Conselheiro
Causa- Governo da Bahia, com o apoio de latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas.
Revolta Contestado-
próximo à fronteira dos estados de Santa Catarina e Paraná.
entre 1912 e 1914
nvolvendo a disputa de terras naquela região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Revolta de Juazeiro -
foi um conflito popular
ocorrido em 1914 em Juazeiro do Norte
Intervenção tirou do poder a família Acyoli (tradicional e poderosa família da época). O fanatismo religioso, o descontentamento e a situação de miséria da população pobre favoreceram a participação dos sertanejos no conflito.
Revolta do Cangaço -
1920 e 1930, no Nordeste brasileiro.
O movimento buscava justiça com a próprias mãos contra o acúmulo de bens dos donos de terras. Os bandos saqueavam cidades e propriedades rurais.