No Brasil, a grande mudança no direito foi a partir do ano de 1988, com a promulgação da Constituição Federal5, que equiparou formalmente homens e mulheres. Todavia, a consolidação no campo cível só aconteceu com o Código Civil de 20026. No campo penal, nunca existiu diferença no tratamento dado ao homem e à mulher quando praticavam crimes, porém existia uma diferenciação entre as próprias mulheres quando essas fossem vítimas de crimes sexuais, a qual só foi superada, no plano legal, em 2005, com o advento da Lei nº 11.106/20057, que alterou certos dispositivos do Código Penal8, principalmente no que diz respeito aos chamados “crimes contra os costumes”, a fim de resguardar a posição e a proteção da mulher. Não há dúvidas de que, para que fosse possível realizar essa modificação legislativa em busca da igualdade formal entre o masculino e feminino, foi necessária uma verdadeira ‘luta’ dos grupos feministas.
MARQUES, B. de O. M.; ERTHAL, R. M. de C.; GIRIANELLI, V. R. Lei Maria da Penha: uma análise crítica à luz da criminologia feminista.
Saúde debate, v. 43, n. Especial, 4, p. 140-153, 2019.
A literatura mostra que a desigualdade entre os gêneros é muito recorrente dentro da nossa sociedade desde a antiguidade, visto que, ainda hoje, existem muitas diferenças entre o homem e a mulher, principalmente no âmbito doméstico. Diante do texto apresentado, avalie as afirmações abaixo, a respeito do tema a igualdade do homem e da mulher na família, ou seja, sobre o direito à diferença.
I. As mulheres passaram a reivindicar seus direitos logo após a Revolução Francesa, mesmo ainda, sofrendo com a imposição machista.
II. Mesmo as mulheres ganhando espaço significativo no mercado do trabalho, infelizmente ainda não possuem a mesma participação nas esferas de decisão política.
III. Com o avanço no combate à desigualdade, à violência física, psicológica e moral, passou a estar cada vez menos presente na vida das mulheres brasileiras.
IV. Com a Segunda Guerra Mundial e a saída dos homens para a guerra, as mulheres se viram obrigadas a integrar no mercado de trabalho, passando a se igualar ao homem, momento este que também surgiu a onda do feminismo, abrindo espaço para a mulher na sociedade.
Anônimo:
Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
apenas l ll e lV alternativa 5 é a correta.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás