Os atos administrativos são compostos por determinados requisitos ou elementos essenciais para a sua validade jurídica. De forma relativamente uniforme, a doutrina reconhece os elementos da competência, objeto, forma, motivo e finalidade como essenciais para a compleição juridicamente adequada do ato administrativo.
Observe as alternativas seguintes relativas aos vícios de legalidade dos atos administrativos e julgue quais são verdadeiras:
I. Um agente público que realiza um ato administrativo não previsto por sua alçada, embora de interesse público, comete excesso de poder.
II. O desvio de finalidade ocorre quando alguém assume como suas as prerrogativas de um agente público sem ter a correspondente habilitação legal.
III. Um servidor municipal que assume o cargo por nomeação do Prefeito, enquadra-se na situação de usurpação de função quando esta função exige concurso público.
IV. O vício relativo à forma, se não for elemento essencial para a validade do ato, pode permitir que o ato seja considerado anulável, e não nulo, possibilitando sua posterior convalidação.
Está correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
I e IV apenas
Explicação:
Exatamente! O uso arbitrário da força para realizar um ato administrativo que faz parte das competências de um determinado agente configura excesso de poder. A forma é um dos requisitos, no ato administrativo, que comporta uma relativa flexibilidade, pois se a mesma não for essencial para a produção juridicamente aceitável daquele ato, é possível sua posterior convalidação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás