Desejo apontar, aqui, alguns aspectos do processo pelo qual veio a formar-se o moderno conceito de Estado. Expor essa ambição mais vasta significa, ao mesmo tempo, explicar os limites cronológicos da presente obra. Começo em fins do século XIII e sigo até o final do XVI, por ter sido durante esse período, como tentarei mostrar, que gradualmente se formaram os principais elementos de um conceito de Estado passível de dizer-se moderno. O passo decisivo deu-se com a mudança da ideia do governante ¿conservando seu estado¿ ¿ o que significava apenas que defendia sua posição ¿ para a ideia de que existe uma ordem legal e constitucional distinta, a do Estado, que o governante tem o dever de conservar. Um efeito dessa transformação foi que o poder do Estado, e não o do governante, passou a ser considerado a base do governo. E isso, por sua vez, permitiu que o Estado fosse conceitualizado em termos caracteristicamente modernos - como a única fonte da lei e da força legítima dentro de seu território, e como o único objeto adequado da lealdade de seus súditos.
Respostas
respondido por:
14
Olá, acredito que sua questão ficou incompleta, mas ainda assim deixo minha ajuda.
O trecho apresentando, sobre o moderno conceito de Estado, é de autoria do historiador Quentin Robert Duthie Skinner.
"A Fundações do Pensamento Político Moderno"
- O trecho apresentado consta no Prefácio, do livro "A Fundações do Pensamento Político Moderno", de Skinner.
- Nesse livro, Skinner faz uma análise sobre a teoria política, área que estuda o conceito de Estado, em diálogo com seus fundamentos intelectuais e sociais - ou seja, dialoga com grandes nomes, como Dante, Lutero e Bodin.
- Em síntese, o Skinner enuncia no seu livro a necessidade de pensarmos o Estado em consonância com um vocabulário político moderno.
- Você consegue o livro em bibliotecas e/ou livrarias facilmente, como na Amazon.
Mais sobre Skinner aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51313536
Obs.: Na imagem, Skinner.
Bons estudos!
Anexos:
respondido por:
1
Resposta: O Estado passa a ser entendido como um ordenamento institucional separado do governante.
Explicação: acredito que falta as alternativas da questão
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás