o autor do texto afirma que "o carnaval aciona as disputa em torno da forma como passado se torna narrativa a ser compartilhada consolidando-se ao longo de sua própria história como uma arena de conflitos sobre quem e o que de fato nós representa nós quadros de uma história nacional" porque o autor afirma isso?
2. a história se tornar pública transmite o que é chamado de comunidade de sentindo na sua interpretação das palavras do autor o que seriam essas comunidades de sentindo e porque elas são tão importantes?
3.ao trazer uma análise sobre história em como o carnaval tem trazido questões importantes acerca dela,o autor admite a existência de disputa de narrativa em sua opinião o que seriam essas disputa e como elas ocorrem?cite um exemplo atual dessa disputa feita em relação a um fato histórico:
Respostas
1) Entende-se que o autor faz uma comparação ao carnaval para explicar que há uma disputa de forma de se ver o passado na historiografia. Assim, há conflitos sobre perspectivas oficiais e "não oficiais" da história.
2) As comunidades de sentido são as fixações de memória história, nesse sentido, os massacres, etnocídios e genocídios devem ser lembrados na história para não se repetirem. Seria estipulada assim uma comunidade de sentido na historiografia.
3) A disputa narrativa está entre as inúmeras historiografias existentes sobre um mesmo fato, isto é, há uma disputa entre as perspectiva de um fato. Um exemplo é defender ou não a prática de tortura em regimes totalitários e ditatoriais.
Versões do fato e o ofício do historiador
Os historiadores pesquisam as ações do passado e presente histórico através dos homens e das sociedades. Assim, o ofício do historiador se baseia na análise da ação do ser humano no tempo e no espaço, isto é, no processo histórico. Um dos autores que defende essa premissa é Marc Bloch.
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/19457881