Liberdade, igualdade, fraternidade: há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi votada e aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França há 230 anos, em 26 de agosto de 1789. [...]
Foram inseridos os conceitos resumidos pelo famoso lema revolucionário: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Na prática, eram os direitos considerados naturais, universais e inalienáveis a todos os homens: vida, liberdade e propriedade. Essa última passaria, inclusive, a ser o critério de designação social, não mais os laços sanguíneos ou de tradição. O dízimo foi prontamente abolido, bem como o Direito Divino do Rei. O poder passaria a emanar do povo.Apesar de ainda ter diversos problemas e não ser tão universal quanto se pretendia, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um importante marco na luta pela soberania do indivíduo em busca de suas liberdades. [...]
BUONO, Vinícius. Liberdade, igualdade, fraternidade: há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Aventuras na História, 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2020. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.
De acordo com esse texto, alguns conceitos éticos criados a partir de ideias iluministas foram importantes para:
a) afastar da vida pública franceses de origem camponesa.
b) definir as garantias legais que geraram a cidadania dos franceses.
c) privilegiar o clero nas decisões políticas após a Revolução Francesa.
d) rejeitar o apoio financeiro da burguesia na sociedade francesa.
Respostas
O gabarito da questão se encontra na letra B. Para respondermos essa questão precisamos nos atentar a aspectos da revolução francesa e da declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
O que foi a revolução francesa?
A revolução francesa foi um movimento revolucionário de grandes proporções que ocorreu na França (1789-99). Inspirada na corrente filosófica do Iluminismo e motivada pela desigualdade social e crise econômica que afetou a França no fim do século XVIII.
Declarações de Direitos dos Homens e Cidadão:
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi anunciada ao promulgada em 26 de agosto de 1789, nela foi garantida a igualdade civil entre os cidadãos franceses, ou seja, foram retirados os privilégios e as ordens sociais.
Os judeus passam a ser reconhecidos como cidadãos, mas apesar desses avanços a escravidão e mantida em todas as colônias francesas.
O primeiro artigo do documento diz "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum".
Leia mais sobre revolução francesa em: brainly.com.br/tarefa/2655336