A recristalização consiste em dissolver uma substância a uma dada temperatura, no menor volume de solvente possível e a seguir resfriar a solução, obtendo-se cristais da substância. Duas amostras de ácido benzóico, de 25,0g cada, foram recristalizadas em água segundo esse procedimento. A) Calcule a quantidade de água necessária para a dissolução de cada amostra. B) Qual das amostras permitiu obter maior quantidade de cristais da substância? Explique. Dados: curva de solubilidade do ácido benzóico em água (massa em gramas de ácido benzóico que se dissolve em 100g de água, em cada temperatura).
Respostas
A) A quantidade de água para a amostra 1 é de 500 gramas.
A quantidade de água para amostra 2 é de 1087 gramas.
B) A amostra 1 que obteve maior quantidade de cristais.
Como interpretar o gráfico de uma dissolução na amostra?
Primeiramente, deve-se determinar a dissolução necessária na amostra. Para isso, pode-se utilizar de uma regra de três simples.
Amostra 1: verificando no gráfico sob uma temperatura de 90°C ocorre a dissolução de 5 gramas de ácido benzóico em 100 gramas de água, logo, em 25 gramas de ácido benzóico irá necessitar de X gramas de água.
5g --- 100
25g --- x
Serão necessários 500 gramas de água.
Amostra 2: a amostra submetida a 60°C consegue dissolver, aproximadamente, 2,3 gramas de ácido benzóico em 100 gramas de água, logo, em 25 gramas de ácido benzóico dissolverá em Y gramas de água.
2,3g --- 100g
25g --- y
Será necessário 1087 gramas de água.
B) A maior quantidade de cristais será obtida por aquela amostra que tiver a maior quantidade de cristal pela quantidade de água dissolvida, logo, será a amostra 1 que possui 25 gramas de ácido benzóico em 500 gramas de água.
Veja mais sobre dissoluções em: https://brainly.com.br/tarefa/25693710