Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deve caracterizar sua materialização. MATTA, Gustavo Corría. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Disponível em: <. Arca. Fiocruz. Br/handle/icict/39223> Acesso aos 20 jan 2022 Em relação aos princípios do SUS analise as assertivas abaixo: I – Universalidade: todos os brasileiros devem ter acesso igualitário aos serviços de saúde e respectivas ações, sem qualquer barreira de natureza legal, econômica, física ou cultural. II – Integralidade: busca uma assistência ampliada, transformadora, centrada no indivíduo e não aceita a redução deste nem à doença, nem ao aspecto biológico. III - Equidade está vinculado à necessidade de diminuir as desigualdades sociais e/ou econômicas. IV – Igualdade: busca suprir a necessidade de assistência de saúde de acordo com a igualdade de condições. V – Resolubilidade: necessidade do serviço de saúde apresentar-se resolutivo até o nível de sua competência. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Os princípios e diretrizes do SUS incluem a universalidade, a integralidade e a igualdade(alternativas I, II e IV estão corretas)
Princípios e diretrizes do SUS
Os princípios e diretrizes do SUS são descentralização, atendimento integral, participação da comunidade, universalidade, integralidade, autonomia, igualdade, direito de informação, integração, entre outros.
A universalidade diz respeito ao acesso igual para todos os brasileiros, a integralidade são ações de prevenção e cura, não se limitando às manifestações da doença. Por fim, a igualdade não distingue o acesso ao SUS, nem da privilégios. A equidade e a resolubilidade não são princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Outra questão sobre princípios e diretrizes do SUS:
https://brainly.com.br/tarefa/45322547
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
Sempre precisamos lembrar a diferença entre EQUIDADE e IGUALDADE.
Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.