2. A partir da década de 1980, estudos que defendiam a utilização de indicadores de desempenho não apenas financeiros passaram a ser difundidos. Havia a necessidade de modelos que pudessem integrar conceitos financeiros e não financeiros. Uma nova abordagem passou a chamar atenção e ganhar maiores proporções, tanto entre acadêmicos quanto entre profissionais, pois consistia em um sistema com o objetivo de esclarecer a estratégia exata que a organização pretendia adotar. Esse modelo é conhecido como: A. Tableau de Bord. B. Qualidade Total. C. Modelo Seis Sigma. D. Balanced Score Card. E. Sustentabilidade.
Respostas
Resposta:
D - Balanced score card
Explicação:
Contudo, foi somente a partir da década de 1980 que os estudos que defendiam que indicadores de desempenho financeiros não eram suficientes para avaliar o desempenho da organização — já que eles levavam a uma perspectiva de curto prazo apenas — passaram a ser difundidos (KAPLAN, 1983; BUTLER; LETZA; NEALE, 1997). Havia a necessidade de modelos que pudessem integrar conceitos financeiros e não financeiros (JOHNSON; KAPLAN, 1987). Essa nova abordagem passou a chamar atenção e ganhar maiores proporções, tanto entre acadêmicos quanto entre profissionais.
Assim, no início da década de 1990, surgiu o modelo do balanced score-card, proposto por Kaplan e Norton (1992). Trata-se de um sistema que tem como objetivo esclarecer a estratégia exata que a organização pretende adotar (BONTIS et al., 1999), e transformar essa meta em ações específicas, para que se possam cumprir os objetivos traçados e alcançar o máximo de benefícios (KAPLAN; NORTON, 1997).
Resposta:
D - Balanced score card
Explicação: