Quando um país não tem bases de lançamento de foguetes na linha imaginária do Equador, elas são instaladas o mais perto possível dessa linha. A maior base dos Estados Unidos, por exemplo, fica em Cabo Canaveral, na Flórida, no extremo sul do país, enquanto a base de lançamento brasileira está localizada em Alcântara, no estado do Maranhão. Disponível em: httpmundoestranho. Abril. Com. Br. Acesso em: 29 jul. 2014 (adaptado). O principal motivo para a escolha dessas regiões está relacionado à a) velocidade linear terrestre nessa latitude. B) condição atmosférica estável para lançar o foguete. C) diminuição da intensidade do campo magnético terrestre. D) ausência de riscos de colisão dos foguetes com o lixo espacial. E) elevada aceleração da gravidade terrestre em relação aos polos
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra E
Explicação:
.
respondido por:
9
A alternativa correta acerca do motivo da utilização de locais próximos à linha do equador para realizar lançamentos de foguetes é a alternativa E, essa que menciona acerca da aceleração da gravidade terrestre.
Lançamentos de Foguetes
Após testes de qualidade e trabalho, os satélites são impelidos para o espaço a partir de foguetes e veículos espaciais não tripulados, além de serem conhecidos como veículos de despacho.
De modo geral, estes veículos são compostos por três partes, que são confinadas umas às outras após o lançamento:
- A parte inicial contém o combustível necessário para o veículo e obsequiosos para alcançar o espaço. Em determinado momento, ele se retira e cai no mar ou em uma área abandonada.
- A segunda parte é onde o combustível começa a ser queimado para que o veículo chegue à órbita escolhida pelo satélite.
- A terceira parte pode ser uma espécie de cápsula que armazena o obsequioso, que é descarregado no espaço quando o veículo chega ao círculo caracterizado.
Leia mais sobre o lançamento de foguetes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31165568
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás