A análise weberiana quebra paradigmas tradicionais conservadores sobre as ciências sociais e ajuda a consolidar a Sociologia como campo científico independente.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que define esse processo:
Respostas
Resposta:
d
Explicação:
Resposta: Weber entendia que comportamentos individuais não são produtos apenas de movimentos históricos, como as revoluções, mas que os sujeitos podem transcender estruturas sociais. Dessa forma, a especificidades culturais e sociais teriam grande importância para o direcionamento e organizações dos movimentos históricos e sociais.
Explicação:
Quando olharmos a teoria sociológica de Weber, perceberemos que não há espaços para determinismos históricos, determinismos pelo capital, determinismos por estruturas, etc. É neste sentido que Weber desenvolveu sua teoria da Ação Social, ou seja, a ação social (ação consciente) é empreendida pelo próprio ser humano. O ser humano possui capacidade de escolhas, mesmos que as vezes elas sejam influenciadas por elementos externos, mas o indivíduo pode transcender as estruturas, seja através da cultura, da ação social, pela forma de pensamento, dentre outros. Essa ação social é a mesma que pode determinar certos movimentos históricos.